Full Metal Panic! Invisible Victory pode não ser lançado em 2017

Xiiiii… Será que deu ruim?

O site de Full Metal Panic! Invisible Victory (ou Full Metal Panic! IV), o novo anime de Full Metal Panic!, retirou a informação de que a série estrearia na temporada de outubro deste ano. Agora não há mais qualquer informação de quando a franquia retornará.

O anime foi anunciado durante o evento Fantasia Bunko Daikanshasai em uma apresentação para a franquia Full Metal Panic!. Inicialmente intitulado Full Metal Panic! IV, teve seu título completo divulgado em fevereiro deste ano.

A produção do anime está a cargo do estúdio XEBEC, com direção de Katsuichi Nakayama (diretor assistente em Evangelion: 3.0 You Can (Not) Redo) e roteiro de Shoji Gatou, o autor da novel original de Full Metal Panic!.

Complementam a equipe de produção o diretor chefe de animação e responsável pelo desenho de personagens Osamu Horiuchi, que trabalhou nas outras produções animadas da franquia. O desenho de máquinas tem como responsáveis Kanetake Ebikawa, Toshiaki Ihara (que já trabalharam na franquia) e Takayuki Yanase (Gundam 00).

Full Metal Panic! gira em torno de um grupo de mercenários chamado Mithril em uma Terra paralela em que a Guerra Fria não terminou em 1991.

A série light novel original estreou em 1998, e a Fujimi Shobo publicou o 12º e último livro da série da série principal em 2010. As novels têm mais de 11 milhões de cópias impressas. A Tokyopop publicou nos EUA os primeiros cinco volumes antes da empresa fechar sua filial norte-americana em 2011.

A franquia inspirou 24 episódios de Full Metal Panic! TV em 2002, 12 episódios de Full Metal Panic? Fumoffu em 2003, e 13 episódios de Full Metal Panic! Second Raid em 2005. Além disso, a light novel inspirou Full Metal Panic! Second Raid OVA em 2006. O estúdio Gonzo animou asérie de 2002 e o Kyoto Animation animou a duas séries seguintes e os OVAs.

A nova série também inspirou várias séries de mangá spinoff, bem como vários novos spinoffs de light novel e coleções de contos. No Brasil, o mangá principal da franquia também foi publicado pela Panini, que ainda começou a publicação de Full Metal Panic Sigma, mas foi cancelado por baixas vendas.

Asevedo

Designer editorial e leitor de história em quadrinhos de diversos países. Assisto animes de forma esporádica. Sempre estou no Twitter.