Yotsubato! e Hanagami Sharaku vencem o 20º Prêmio Cultural Osamu Tezuka

Notícias-tezula-HeaderPrêmio tem 2 vencedores em sua categoria principal.

O jornal Asahi Shimbun anunciou os vencedores do 20º Prêmio Cultural Osamu Tezuka na edição desta quarta-feira. Ao contrário dos anos anteriores, o comitê do prêmio escolheu dois ganhadores – entre os sete divulgados anteriormente – para o Grande Prêmio. Para as categorias de Novo Autor, Trabalho Curto e Prêmio Especial foi decidido por apenas um vencedor.

Os vencedores foram:

GRANDE PRÊMIO

Hanagami Sharaku
HANAGAMI SHARAKU
Autor: Kei Ichinoseki
Demografia: Seinen
Editora: Shogakukan

Na Era Edo, o segundo filho de um oficial da cidade trabalha como tocador de flauta com o mestre kabuki Ichikawa Danjuro V no teatro Nakamura-za. No entanto, quando seu irmão mais velho é morto ele deve voltar à sua terra natal e a aprender a se tornar um guerreiro. Ao mesmo tempo em Edo, um assassino em série tem como alvo as mulheres.

Yotsuba&!13
YOTSUBATO!
Autor: Kiyohiko Azuma
Demografia: Shounen
Editora: MediaWorks

Yotsuba é uma menina estranha com uma grande personalidade. Mesmo as coisas mais triviais e encontros banais fazem com que Yotsuba fique com uma grande curiosidade e muito entusiasmo rapidamente, transformando o cotidiano em algo extraordinário! Essas são as aventuras de Yotsuba explorando as maravilhas do mundo ao seu redor.


PRÊMIO NOVO AUTOR

Machida-kun03
MACHIDA-KUN NO SEKAI
Autor: Yuki Andou
Demografia: Shoujo
Editora: Shueisha

Machida parece ser o perfeito irmão, filho e aluno, porque ele gosta das pessoas. É útil quando precisa ser, mas coloca-se para baixo quando se sente como um fracasso total. Ele acha que não há nada de especial sobre si mesmo. No entanto, as pessoas que cercam sua vida diária estão lá como um lembrete de que Machida não precisa de melhorias, elas já gostam dele.


PRÊMIO OBRA CURTA

Jimi-hen
JIMI-HEN
Autor: Tatsuya Nakazaki
Demografia: Seinen
Editora: Shogakukan

A longa coleção de mangás de comédia lançados em 1991 e que terminou em agosto passado, após 25 anos de serialização na revista Big Comic Spirits da Shogakukan.


PRÊMIO ESPECIAL

MuseuMangaKyoto
MUSEU INTERNACIONAL DO MANGÁ DE KYOTO
Realização: Cidade de Kyoto e da Universidade Kyoto Seika
Premiação em reconhecimento do seu 10º aniversário e suas contribuições para a cultura do mangá.
Site: http://www.kyotomm.jp/

Desenvolvido e aberta através da profunda compreensão e cooperação dos residentes locais como um projeto conjunto da Cidade de Kyoto e da Universidade Kyoto Seika, no antigo local da Escola Primária Tatsuki. O Museu funciona como um local para o recolhimento, conservação e exposição de materiais de mangá e anime, que foram adquiridos através de doações de pessoas e empresas. Através de pesquisa e outras atividades relacionadas com o mangá, o museu contribui para diversas áreas, incluindo a aprendizagem ao longo da vida, a promoção do turismo, o desenvolvimento humano e a criação de uma nova indústria.


A comissão responsável pela escolha dos vencedores deste ano incluiu o romancista Atsuko Asano, a atriz Anne, o mangaká Machiko Satonaka, o professor universitário Shohei Chujo, o editor de mangás Haruyuki Nakano, o comentarista de mangás Shinbo Nobunaga, o pesquisador e mangaká Taro Minamoto e o pesquisador Tomoko Yamada. Para ser elegível pela comissão, o mangá precisava ter um volume compilado publicado em 2015.

No ano passado foram nomeados nove títulos para o Grande Prêmio, que foi vencido por Yoriko Hoshi com o mangá Aizawa Riku.

Os prêmios do jornal para a categoria do Grande Prêmio é de 2 milhões de ienes – que será dividido entre os dois vencedores – juntamente com a estatueta do Astro Boy, icônico personagem de Osamu Tezuka. Para a categoria de Novo Autor, Trabalho Curto e Prêmio Especial o prêmio é de 1 milhão de ienes. A cerimônia de premiação ocorrerá em 29 de maior.

Asevedo

Designer editorial e leitor de história em quadrinhos de diversos países. Assisto animes de forma esporádica. Sempre estou no Twitter.