Sete mangás nomeados ao 20º Prêmio Cultural Osamu Tezuka

Notícias - 20 Osamu Tezuka HeaderConheça os 7 nomeados ao prêmio deste ano

O jornal Asahi Shimbun anunciou nesta semana os sete mangás nomeados que concorrem ao 20º Prêmio Cultural Osamu Tezuka. O prêmio é entregue ao autor do melhor mangá publicado no último ano. O nome do prêmio é uma homenagem a Osamu Tezuka, conhecido como o deus do mangá.

Os indicados foram:

 chihayafuru30
CHIHAYAFURU
Autora: Suetsugu Yuki
Demografia: Josei
Editora: Kodansha

Chihaya Ayase é uma estudante alegre, sem quaisquer ambições para sua vida. Um dia ela conhece um garoto chamado Arata Wataya, que é reservado e pensativo. Os dois acabam se tornando amigos e Chihaya descobre a aptidão de Arata em karuta, um jogo de cartas baseado na poesia japonesa, e eles começam a jogar com o grupo de Taichi Mashima, porém eles acabam separados no ginásio. No início do colegial eles se reúnem mais uma vez.

Cho-no-Michiyuki
CHOU NO MICHIYUKI
Autora: Kan Takahama
Demografia: Seinen
Editora: Leed

No distrito de Maruyama, em Nagasaki, um conto de amor e morte se desdobra entre uma cortesã inigualável e um homem doente.

Golden Kamuy05
GOLDEN KAMUI
Autor: Noda Satoru
Demografia: Seinen
Editora: Shueisha

Em Hokkaido, o soldado Sugimoto sobreviveu à guerra russo-japonesa da era Meiji. Durante a guerra ele ganhou o apelido de “Invencível Sugimoto”, mas agora ele procura as riquezas prometidas pela corrida do ouro na esperança de salvar a esposa viúva de seu companheiro falecido da guerra. Durante sua busca ele encontra indícios de um esconderijo com ouro de criminosos corruptos. A parceria com uma menina do povo Ainu, que salvou sua vida no duro clima do norte, leva-os à uma aventura de sobrevivência contra os criminosos em busca das riquezas.

Hanagami Sharaku
HANAGAMI SHARAKU
Autor: Kei Ichinoseki
Demografia: Seinen
Editora: Shogakukan

Na Era Edo, o segundo filho de um oficial da cidade trabalha como tocador de flauta com o mestre kabuki Ichikawa Danjuro V no teatro Nakamura-za. No entanto, quando seu irmão mais velho é morto ele deve voltar à sua terra natal e a aprender a se tornar um guerreiro. Ao mesmo tempo em Edo, um assassino em série tem como alvo as mulheres.

Kodoku no Gourmet02
KODOKU NO GOURMET
Autores: Masayuki Kusumi (história) e Jiro Taniguchi (arte)
Demografia: Seinen
Editora: Fusosha

Goro Inogashira come em restaurantes ou lojas de rámen encontrados em todos os cantos de rua. Ele tornou-se um foodie liberal removido de obrigações sociais pelo momento fugaz de satisfazer sua fome, um gourmet solitário. Essa é a história do processo solitário de comer sem interrupções ou preocupações para um maior conforto das pessoas de forma igual.

Orange05
ORANGE
Autor: Ichigo Takano
Demografia: Shoujo
Editora: Futabasha

No dia em que faz 16 anos, Takamiya Naho recebe uma carta estranha, mas com o remetente vindo de si mesma, de dez anos no futuro. No início, ela acha que a carta é uma brincadeira, mas depois as coisas escritas na carta realmente passam a acontecer, incluindo o novo aluno transferido que se senta ao lado dela em sala de aula, Naruse Kakeru. A carta diz é como seu diário, e narra tudo com perfeição, até os mesmos personagens – que são seus amigos. Naho então decide ler a carta até o fim. Na carta, ela de 27 anos de idade, diz a ela de 16 anos de idade, que seu maior arrependimento é que Kakeru já não está com eles no futuro, e pede a ela para vigiá-lo de perto.

Yotsuba&!13
YOTSUBATO!
Autor: Kiyohiko Azuma
Demografia: Shounen
Editora: MediaWorks

Yotsuba é uma menina estranha com uma grande personalidade. Mesmo as coisas mais triviais e encontros banais fazem com que Yotsuba fique com uma grande curiosidade e muito entusiasmo rapidamente, transformando o cotidiano em algo extraordinário! Essas são as aventuras de Yotsuba explorando as maravilhas do mundo ao seu redor.

O comitê deste ano selecionou os candidatos de títulos recomendados por especialistas e funcionários de livrarias. Para ser elegível, o mangá precisava ter um volume compilado publicado em 2015. Orange foi o mangá que recebeu a maior parte das recomendações.

Os vencedores serão anunciados na edição do Asahi Shimbun que sairá no início de abril. A cerimônia de premiação será realizada no dia 29 de Maio.

No ano passado foram nomeados nove títulos para o Grande Prêmio, que foi vencido por Yoriko Hoshi com o mangá Aizawa Riku.

Asevedo

Designer editorial e leitor de história em quadrinhos de diversos países. Assisto animes de forma esporádica. Sempre estou no Twitter.