Eu Recomendo #18 – Comédias Non-Sense

eu recomendo 18Porque rir do impossível sempre é bom.

Rir é sempre bom. Quem acompanha o Chuva de Nanquim sabe que adoramos coisas relacionadas a comédias e situações engraçadas. Não é a toa que temos aqui o Eu Recomendo de Comédias Escolares, feito há muito tempo. Mas existem tantos outros tipos de comédia, então… por que não comentar delas? Hoje temos um Eu Recomendo daquelas séries totalmente sem sentido, mas que nos fazem gargalhar a cada página virada. São 5 recomendações e 1 bônus de uma web-comic – formato que estamos explorando muito por aqui – que com certeza cairão em seu gosto de alguma forma. A seguir, o Eu Recomendo #18 – Comédias Non-Sense.

sakamotoSAKAMOTO DESU GA?
De Sano Nami
Seinen – Publicado na revista Harta
3 volumes – Em andamento

O estudante do primeiro ano do ensino médio, Sakamoto não é apenas legal, ele é o mais legal! Quase imediatamente após o início da escola, ele começou a atrair a atenção de todos. As meninas passam a amá-lo, e a maioria dos meninos de odiá-lo. Há até mesmo um menino da classe que trabalha como modelo, mas que está constantemente ofuscado por Sakamoto! Não importa o que os outros meninos tentemcontra ele, Sakamoto sempre consegue frustrá-los com facilidade e graça. Embora Sakamoto possa parecer frio e distante, ele ajuda os outros quando precisam, tal como no caso do menino em sua classe que estava sendo constantemente intimidado. Não importa quais as dificuldades que encontra, Sakamoto vive sempre com muita confiança e classe!

Já viram aquela expressão “Bitch, please, I’m fabulous!” que dizem quando alguém é extremamente bom em algo? Bem, essa poderia ser a expressão do Sakamoto durante o mangá inteiro, porque ele é simplesmente… fabulous. Até quando o cara se dá mal, ele se dá bem. Sakamoto Desu Ga foi uma surpresa incrível para os japoneses e para o mundo, mas já faz um sucesso assombroso para uma obra de apenas 3 volumes. Se você quer realmente dar risada nos capítulos rápidos e espertos de Sakamoto, pode ter certeza que não se arrependerá! Esqueça tudo que você já ouviu falar sobre ser “demais”, porque esse personagem redefiniu essa palavra.


yotsubatoYOTSUBATO!
De Kiyohiko Azuma
Shounen – Publicado na revista Comic Dengeki Daioh
12 volumes – Em andamento

Yotsuba é uma garota um pouco estranha, mas com uma grande personalidade! Mesmo nos encontros mais banais e aleatórios de um dia, a curiosidade e o entusiasmo de Yotsuba rapidamente transformam o cotidiano em algo extraordinário! Junte-se as aventuras de Yotsuba e de como ela explora as maravilhas do mundo ao seu redor.

Fofura e diversão são palavras que melhor definem a obra. Yotsubato mostra com muita simplicidade como a infância de muitos foi e como ela deveria ser – sem tablets e celulares, aquele seu priminho de cinco anos que tem esses eletrônicos não pode considerar isso infância – e de maneira bem nonsense, a pequena consegue arrancar risadas de seus leitores, mesmo em partes que deveriam ser mais comoventes. A personalidade de Yotsuba realmente lembra a de uma criança e, acredito que esse seja o ponto mais alto do mangá; a criança que se finge de adulta, que é hiperativa, curiosa, inocente, pura e que cativa a todos. 


saint onii sanSAINT ONII-SAN
De Hikaru Nakamura
Seinen – Publicado na revista Morning Two
11 volumes – Em andamento

Já ouviram falar no gênero “slice of life”? Saint Onii-san seria um divine-life, um conto de Jesus e Buda e como eles tentam experimentar o mundo moderno: neste caso, o Japão. O mangá coloca uma transforma em algo engraçado e sem ser ofensivo a religião, as atitudes, a cultura e os costumes do Japão através dos olhos de Jesus e Buda. Você vê Jesus e Buda experimentando Asakusa, banhos públicos, parques temáticos, e a internet. Ao longo da mangá, temos um pouco da história de sua grandeza divina só para ver suas aparentes insignificâncias na sociedade japonesa moderna.

Quando você acha que já viu de tudo, uma mangaká cria uma história sobre Jesus e Buda dividindo um apê juntos. Ah, Japão. Ah. É estranho pensar como a autora de Arakawa Under the Bridge teve essa brilhante (e bizarra) ideia e ainda deixou a obra tão famosa e engraçada. Como seria se ambos fossem juntos a uma casa de banho? E se um deles tivesse um blog e postasse diariamente? Jesus seria comparado com o Johnny Depp por causa de sua aparência? São situações do cotidiano sendo vividas por essas duas figuras que tornam o mangá tão cômico e se tornam uma ótima recomendação.


shirokumaSHIROKUMA CAFE
De Higa Aloha
Josei – Publicado na revista Flowers
5 volumes – Em andamento

Shirokuma Café gira em torno da vida quotidiana de um grupo de animais que se misturam com os seres humanos em um café administrado por um urso polar chamado Shirokuma-kun. Seus amigos animais incluem o Panda-kun, um urso panda preguiçoso, mas bem-intencionado; Pinguim-san, um pinguim de língua afiada; e Grizzly-san, um urso pardo com uma personalidade selvagem.

Um urso polar fofo. Ok. Um panda fofo. Ok. Um pinguim fofo. Ok. Um monte de animais fofos. Ok. Agora pense em um… urso polar comandando uma cafeteria! Não tem como isso dar errado. Definitivamente não tem como não pensar em outra palavra para Shirokuma que não seja: genial. Shirokuma Cafe consegue ser tão non-sense, mas tão non-sense, que é impossível de não gostar! Além dos personagens, todas as situações e os diálogos que o mangá apresenta são ótimos e impossíveis de segurar a risada. Mangá mais do que recomendado – e de quebra o anime também.


seki kunTONARI NO SEKI-KUN
De Morishige Takuma
Seinen – Publicado na revista Comic Flapper
6 volumes – Em andamento

O menino que se senta ao lado de Yokoi em sala de aula, Seki-kun, sempre tem algo em sua mesa. Ele consegue fazer jogos de algumas formas muito elaboradas sem atrair a atenção do professor. Dos dominós, para shogi, para o Go, para modelos mecha, para brincar com gatos e… ele sempre tem algo novo para fazer. Yokoi muitas vezes encontra-se relutantemente interessada em seus jogos, mesmo que eles pareçam sempre deixando ela em apuros!

A primeira vez que tive contato com Tonari no Seki-kun foi em seu anime com episódios de cerca de 5 minutos. Aquilo já era especialmente engraçado. Mas ao ver o mangá você consegue achar ainda mais engraçado! O formato de tirinhas e o traço bem “simples” do autor acabam se tornando extremamente agradáveis durante a leitura e as risadas surgem naturalmente com cada ideia que o Seki-kun consegue elaborar no meio das aulas. E também é muito bom o modo como a Yokoi vai cada vez mais se tornando “viciada” nas atitudes do amigo. Ótimo mangá. E assim como Shirokuma, assistam o anime também.


19 days19 DAYS
De Old Shian
Publicado em Web Comic
102 capítulos – Em andamento

As aventuras bonitinhas e engraçadas de um garoto e seu melhor amigo.

Essa web comic foi o que me motivou a finalmente escrever esse Eu Recomendo. Comecei a ler por causa de sua sinopse “enganosa”, que não falava nada sobre ser um tanto… Shounen-ai. Nas primeiras páginas estranhei, pois, além de não ter falas, os garotos se beijavam logo de cara. Não, não drope antes de ler. Apesar de parecer buscar um público mais “maduro”, o manhwa foca mesmo é na maravilhosa comédia entre esses dois amigos (shipáveis) e seu cotidiano colegial. A obra não revela os nomes dos personagens, porém não há como não ficar entretido com o que faz um papel mais “desleixado” e imaturo e com o que é mais sério e que sempre arca com as ações do outro. Os capítulos são bem curtinhos, menos de dez páginas cada, e posso dizer que li mais de 100 deles em menos de um hora (percebam como é curto!). Não recomendo apenas para fujoshis, ou mulheres, or whatever. Recomendo para aqueles que tem a mente mais aberta e buscam desfrutar seu tempo com ótimas risadas. (Só não digo que é para “todas as idades”, pois há umas cenas meio… “Wow!”.)

ChuNan News

Perfil responsável pelas notícias e informações do mundo otaku no Brasil, Japão e resto do mundo! Não deixe de acompanhar nossas redes sociais para mais informações sobre o Chuva de Nanquim!