Comentando – Naruto #694

Naruto 694Finalmente a batalha final?

Se existe algo em que Naruto conseguiu nos últimos anos foi aproveitar os capítulos “emocionais”, em que o autor utiliza argumentos da primeira fase do mangá (que é muito boa, diga-se de passagem) e a fase infantil dos protagonistas ou personagens secundários. Toda a carga emocional que envolve o Team 7 continua sendo uma constante muito útil no roteiro.

naruto1Nesse capítulo não foi diferente. Depois de uma cansativa guerra, com mais plot twists e Deus Ex-Machina do que um vilão de Dragon Ball, Kishimoto resolveu partir para um dos pontos mais esperados pelos fãs: a decisiva batalha entre Naruto e Sasuke. Claro que esse foi o primeiro capítulo e não tivemos explosões ou grandes brigas logo de cara. Mas em compensação fomos apresentados à explicações e motivações de nossos dois personagens principais sobre os que os leva a essa luta “final” (que de final, provavelmente não tem nada, já que o tio Orochimaru tá por aí em algum lugar esquecido, por exemplo).

naruto2Mais uma vez temos a explicação mais lógica: Naruto é o melhor amigo de Sasuke. Sasuke é o melhor amigo de Naruto. E o Uchiha não consegue conviver com isso. Ele precisa quebrar os laços que os une se quiser seguir rumo ao seu doentio objetivo de se tornar o “verdadeiro Hokage”, alguém que não depende de laços para se fortalecer e formar uma sociedade realmente digna, forma como Sasuke acredita que Itachi agiu durante a sua revolta contra o clã e a morte de todos, incluindo seu melhor amigo. Sasuke acredita que ele foi a ponta solta de seu irmão. Que os laços que os uniam foi o que o impediu de ter sido o verdadeiro salvador. E espera não cometer os mesmos erros que ele.

naruto4Já Naruto apresenta uma outra interpretação para isso.

naruto3Que Itachi esteve o tempo todo dizendo para Sasuke que ele não poderia fazer nada soziinho. Que ele precisaria de seus amigos e de pessoas que confia ao seu lado para adquirir o verdadeiro destino da paz. Óbviamente a interpretação de Naruto é a correta e Sasuke está meio “Kira” demais pro meu gosto. Mas é a forma como Kishimoto quer contrapor os dois personagens. Melhores amigos que não conseguem colocar suas ideologias lado a lado e conviver como sugere o roteiro da vida. Ying e Yang e tudo que foi falado durante a batalha contra a Kaguya.

naruto5Mais uma vez Kishimoto mostra as desavenças dos personagens desde suas origens. Quadro a quadro. Imagino que o autor agora também passe por um conflito interno (ou uma pressão editorial muito grande) entre qual será a sua decisão daqui por diante. Ele que já se declarou abertamente o maior fã de Sasuke, entrará ao dilema de matar um personagem ou não. De escolher um vencedor entre a batalha dos dois guerreiros ou não. E de quebra, de dar um final ao menos digno entre ambos.

Li uma teoria ainda que nenhum dos dois morrerá, mas que Orochimaru se aproveitará de um combate desgastante para tentar tomar o corpo de um dos dois (ou do vitorioso). Why not? Desde o começo o objetivo dele era assumir o corpo de Sasuke por completo.

Veremos como serão os próximos capítulos do mangá. Esperamos que não seja algo tão arrastado quanto tivemos na guerra. E que, apesar dos muito pesares, Naruto consiga terminar de cabeça erguida, porque ainda é especial pra muitos leitores até hoje.

naruto6

Dih

Criador do Chuva de Nanquim. Paulista, 31 anos, editor de mangás e comics no Brasil e fora dele também. Designer gráfico e apaixonado por futebol e NBA.