Guia completo – Conheça os animes da temporada de Outubro de 2012

Declaro oficialmente aberta a mais nova e promissora temporada de animes do ano! Preparem seus computadores!

Chegou a hora! Você pediu nos comentários, esperneou, aguardou, mas o que importa é que o guia mais completo do Brasil (ou não) dos animes da temporada chegou ao Chuva de Nanquim! Foi quase uma semana de preparação, pesquisa, pensando em como organizar as ideias para essa temporada e finalmente ele está no ar. Novamente temos todas as séries que vão estrear, com sinopse, estúdio, data de estreia, link para site, trailer e agora também para o My Anime List, facilitando a sua vida na hora de encontrar o anime para adicionar na sua listinha pessoal.

Além disso, Outubro apresenta uma das temporadas mais aguardadas de todos os tempos, e com certeza você não pode deixar de conferir cada pedacinho de texto para escolher com cuidado o que assistir a partir do dia 1, quando a maior parte das estreias começam a acontecer. Lembrando mais uma vez que as “expectativas” são vindas de nossa opinião, podendo ser diferente ou não dá de vocês.

Estão prontos? Preparados para aquela que vem sendo considerada por muitos a melhor temporada dos últimos tempos? Então prepare seu HD, ajeite sua cama, limpe o monitor do seu computador e vamos nessa!

Magi – Labyrinth of Magic

Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: A1 Pictures
Site Oficial: AQUI // Trailer: AQUI // My Anime List: AQUI
Estreia: 7 de Outubro

Expectativa: 

Sinopse: A história de Magi gira em torno de Aladin, que viaja pelos desertos cheios de bandidos e criaturas maléficas e que possui uma flauta mágica que possui dentro dela um gênio! Ele se chama Ugo e curiosamente não tem cabeças, mas mesmo assim possui um corpo extremamente forte. No meio de sua jornada em busca das “Dungeon”, Aladin conhece outras pessoas como Alibaba e outros nomes bastante conhecidos do universo das histórias que conhecemos desde criança. Qual será o desenvolvimento da série que conta como pano de fundo os famosos contos das 1001 noites?

Comentários: Dos mesmos estúdios de Fairy Tail e Ao no Exorcist, com o mesmo diretor de Kokoro Toshokan, o mesmo roteirista de Accel Word e a fantástica trilha sonora comandada por Shiro Sagisu, de Bleach, posso afirmar que Magi tem de tudo para ser um dos principais animes dessa temporada de outubro. Personagens carismáticos, uma história extremamente envolvente e toda a fórmula que define um bom battle shounen de sucesso são as armas de Alladin e Alibaba para conquistar o público e atrair ainda mais os leitores para o mangá publicado na Shounen Sunday. Esperamos que consiga. O hype é alto! A série conta com o mesmo character design de Kokoro Connect.

JoJo Bizarre Adventure – The Animation

Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: David Production
Site Oficial: AQUI // Trailer: AQUI // My Anime List: AQUI
Estreia: 5 de Outubro

Expectativa: 

Sinopse: A família Joestar, uma das mais tradicionais e ricas famílias do mundo, acaba adotando o jovem Dio Brando, um garoto que possui um passado no mínimo misterioso. Porém os anos vão passando e Jonathan Joestar, o filho do patriarca da família, percebe que Dio não é quem todos pensavam que era. A partir daí começam incríveis batalhas envolvendo todos os Joestar e as “bizarras” criaturas que começam a aparecer em seus caminhos.

Comentários: Não é surpresa de ninguém se JoJo for apontado como o anime mais esperado do ano. A cargo do estúdio David Production (estúdio da Warner e que no ano passado ficou responsável por Level E), JoJo conta com uma equipe no mínimo experiente para a série. A direção é o ponto mais “fraco” da produção, sem nenhum nome de expressão, mas nos roteiros temos Yasuko Kobayashi – que trabalhou em séries como Claymore, Death Note e Yu-Gi-Oh! – e a fantástica mão de Hayato Matsuo na trilha sonora, o mesmo cara que cuidou do som dos OADs de Hellsing! Com certeza estamos na expectativa enorme da produção e torçamos para que tudo saia conforme o desejado. JoJo merece!

CODE:BREAKER

Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: Kinema Citrus
Site Oficial: AQUI // Trailer: AQUI // My Anime List: AQUI
Estreia: 6 de Outubro

Expectativa: 

Sinopse: Sakurakouji Sakura é uma garota que parece ser graciosa e modesta, mas na realidade é muito habilidosa nas artes marciais. Um dia andando de ônibus ela acaba testemunhando um garoto da sua idade em volta de pessoas queimando com uma espécie de fogo azul. No dia seguinte ela acaba voltando para aquele lugar, mas não tem mais nenhuma evidência de qualquer assassinato ali e ainda mais estranho é o fato que o novo aluno transferido para a sua classe se parece exatamente com o garoto que ela viu antes. Seu nome é Oogami Rei, ele é um Code Breaker, aquele que não existe. Ele aparentemente é um assassino de sangue frio, seguindo o princípio de “olho por olho”, usando “o mal contra o mal”. Sakurakouji acha que matar não está certo e resolve o deter, tentando entrar em seu coração “de gelo”. Porém não será tão fácil assim.

Comentários: CODE:BREAKER tem toda a fórmula que os últimos animes do gênero tiveram no ocidente. Assim como Deadman Wonderland, Zetman, Mirai Nikki e outros, a série conta com um alto teor de ação, algumas cenas consideradas “fortes” e personagens extremamente “apegáveis” pela otakaiada. É o tipo de coisa que deve render a vinda do mangá para essas bandas. Destaque fica para a direção de Yasuhiro Irie, que também cuidará do roteiro adaptado e foi o responsável pelo ótimo Fullmetal Alchemist Brotherhood. A trilha sonora também é do experiente Takayuki Hattori, famoso por seu trabalho na saga Slayers e nos live action de GTO.

Little Busters!

Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: J.C.Staff
Site Oficial: AQUI // Trailer: AQUI // My Anime List: AQUI
Estreia: 6 de Outubro

Expectativa: 

Sinopse: Riki era uma criança quando os seus parentes morreram, o deixando sem esperanças e depressivo. O que o salvou foi um grupo de quatro crianças que o se auto proclamavam Little Busters, um grupo de amigos dedicados a enfrentar o mal e preservar a justiça. O garoto realmente adorava estar com o grupo e ele continua saindo e se divertindo com todos, mesmo agora estando no seu segundo ano do colegial. Porém alguns acontecimentos podem marcar a vida desses jovens, de uma forma que jamais imaginariam.

Comentários: Little Busters era uma das adaptações mais aguardadas vinda dos fãs de visual novel e companhia. Porém a decepção foi bem grande quando souberam que o J.C.Staff ficaria a cargo da série, diferente do esperado KyoAni. Mesmo assim o hype continua, seja para falar bem ou mal. A direção do mesmo responsável por Kill Me Baby não anima muito, mas os mesmos roteiros de Rurouni Kenshin e o belo character design de Inu x Boku SS ajudam a diminuir o medo da adaptação. Ao menos podemos esperar muito drama, tristeza e todo aquele “encanto” que já é de conhecimento dos fãs de Clannad e outros. Torçamos, pois potencial a série tem de sobra.

Tonari no Kaibutsu-kun

Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: Brains Base
Site Oficial: AQUI // Trailer: AQUI // My Anime List: AQUI
Estreia: 1 de Outubro

Expectativa: 

Sinopse: A série conta a história de Misutani Shizuku, uma garota no maior estilo “coração gelado” que só quer saber de se dar bem nas notas e não dá a mínima importância para os outros. Porém a vida de Shizuku muda ao conhecer Yoshida Haru, um garoto conhecido pela sua personalidade extremamente recatada e cheia de segredos. A coisa fica engraçada quando Haru se confessa para Shizuku e… o que será daqui por diante desse casal?

Comentários: O que imaginar quando um dos mais elogiados estúdios dos últimos anos, o Brains Base, resolve adaptar um dos shoujos mais carismáticos e divertidos dos últimos tempos com uma equipe tão superior, formada por Hiro Kaburaki na direção (o mesmo de Kimi ni Todoke), Noboru Takagi nos roteiros (o mesmo de Baccano!) e Masato Nakayama do Element Garden na trilha sonora? É sucesso! Kaibutsu-kun tem de tudo para se tornar um dos animes shoujos mais elogiados dos últimos tempos! Muita gente boa envolvida, uma história amarradinha e a chance clara de fazer sucesso. Tem “tão de tudo” pra dar certo, que pode até dar errado.

PSYCHO-PASS

Episódios previstos: 22 episódios // Estúdio: Production I.G.
Site Oficial: AQUI // Trailer: AQUI // My Anime List: AQUI
Estreia: 11 de Outubro

Expectativa: 

Sinopse: No futuro, uma incrível tecnologia consegue algo jamais imaginado pela sociedade: medir o estado de mente e como é a personalidade de alguém, sabendo exatamente o que ela pensa, deseja ou o que ela é capaz de fazer. Tal tecnologia ganha o nome de Psycho-Pass, que todas as informações conseguidas por ela é agora armazenada por organizações e pelo governo como forma de prevenir crimes. A história gira em torno do agente Shinya Kougami, que é encarregado justamente de todos os casos e crimes que o Psycho-Pass venha a descobrir.

Comentários: Psycho-Pass ficou por muito tempo como a grande icógnita da temporada. Ninguém sabia o que iria ser, quem iria fazer, e muito pouco se comentava, dando muito mais “importância” para seu outro companheiro de noitaminA, Robotics;Notes. Mas foi só começar a pipocar a staff na internet que tudo mudou. Gen Uroboshi, o tão aclamado responsável pelo sucesso de Madoka e Fate/Zero, cuidará dos roteiros da série. Na direção, temos Naoyoshi Shiotoni, que cuidou do filme de Blood-C que foi muito elogiado em comparação com a série de TV. Pra fechar com uma cereja, Akira Amano, autora de Hitman Reborn! será a responsável pelo character design original da série, que tem todo clima próprio necessário para o sucesso. Pois é. A grande promessa. noitaminA. O que esperar? Veremos.

Bakuman 3

Episódios previstos: 25 episódios // Estúdio: J.C.Staff
Site Oficial: AQUI // Trailer: AQUI // My Anime List: AQUI
Estreia: 6 de Outubro

Expectativa: 

Sinopse: Terceira temporada e última da saga de Mashiro e Takagi.

Comentários: A última temporada de Bakuman chega em outubro com uma legião de fãs loucos para saberem o final da série, afinal, o público do anime não necessariamente acompanhou o mangá que finalizou há pouco tempo nas páginas da Shounen Jump. Bakuman tem um clima bem diferente e divide opiniões quanto a sua série animada. Alguns acham muito inferior aos quadrinhos, outros dizem que o dinamismo é melhor e mais fluente. A grande dúvida é em relação ao final da saga de Mashiro e Takagi: será que vão mudar em algo o tão criticado final do mangá? Provavelmente não, mas não seria de outro mundo que algo assim acontecesse. Estamos de olho.

Gintama

Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: Sunrise
Site Oficial: AQUI // Trailer: AQUI // My Anime List: AQUI
Estreia: 4 de Outubro

Expectativa: 

Sinopse: Uma mistura de episódios anteriores da série juntamente com inéditos.

Comentários: Depois de ter Sket Dance “ocupando seu espaço” por alguns episódios, chega o momento de Gintama retornar de forma bem diferente. A equipe – que estava cuidando de Binbougami-ga! – entra com episódios inéditos no meio de uma reprise de episódios selecionados, em algo bem semelhante ao que aconteceu com a segunda temporada de Suzumiya Haruhi. E não dá pra dizer que Gintama não possui hype, afinal é considerado por muitos a melhor adaptação de um mangá da Jump para a TV. Gintoki está de volta. Segurem as risadas, porque com certeza serão muitas.

BTOOOM!

Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: MadHouse
Site Oficial: AQUI // Trailer: AQUI // My Anime List: AQUI
Estreia: 4 de Outubro

Expectativa: 

Sinopse: Ryouta Sakamoto é um NEET de 22 anos que vive com a sua mãe. Na vida real ele não tem nada de especial, mas no mundo On-line ele é um dos melhores jogadores do jogo de luta BTOOOM!! Um dia ele acorda em uma ilha tropical sem saber como ele acabou chegando naquele lugar. Ele encontra uma pessoa enquanto caminhava tentando entender o que acontecia e pede ajuda. Como resposta a pessoa atira uma bomba na direção dele. Agora Ryouta percebe que sua vida está correndo perigo e de alguma maneira ele está preso em uma versão real do seu jogo favorito! Será que ele vai viver tempo o bastante pra saber como e porque ele acabou nessa situação?

Comentários: Tá na moda animes de games online. E tá fazendo sucesso. Basta ver Sword Art Online e o seu estrondoso surto de fama entre pessoas que nem mesmo são “fanáticos” por animes. Mas e se junto de um jogo on-line tivermos um anime com uma boa dose de ecchi, sangue e um clima muito mais tenso que um “RPG de magia”? Quase um Gantz. E é isso que vem apresentar BTOOOM!, a aposta da MadHouse para a temporada. O estúdio vem cuidando de séries do gênero desde HOTD ou o próprio Deadman Wonderland. Com roteiros de Yousuke Kuroda, o mesmo de Ano Natsu e Gundam 00, vamos ver o que sai desse anime. Apostas?

ROBOTICS;NOTES

Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: Production I.G.
Site Oficial: AQUI // Trailer: AQUI // My Anime List: AQUI
Estreia: 11 de Outubro

Expectativa: 

Sinopse: Em 2019, um dispositivo chamado popularmente de PokeCom, que seguem com o sistema operacional conhecido como PhoneDroid acaba se tornando super popular pode ter o poder de deixar a chamada “Realidade Aumentada” ainda mais próxima de você. O clube de “Pesquisas de robôs” do colégio Chuuoutanegashima – que começa a viver uma crise por ninguém acreditar em seus projetos – acaba se deparando com uma situação no mínimo curiosa: um dos sonhos dos integrantes era construir um robô gigante que pudesse recuperar a fama do grupo, e uma descoberta envolvendo a Realidade Aumentada do projeto PokeCom, pode ser o início do que eles precisavam. Só que as coisas não são assim tão simples…

Comentários: Robotics;Notes teve um grande hype quando foi anunciado por se tratar da mesma equipe de produção de Steins;Gate. Mas com o passar dos trailers e informações a animação para o segundo componente do noitaminA parece ter diminuído bastante. Mais do que eu esperava, pra falar a verdade. Mesmo assim não podemos descartar uma produção do competente Production I.G. e o mesmo diretor do divertidíssimo Sengoku Basara. Isso sem falar em um roteiro que conta com nomes já estiveram em séries como Chobits. Não esperem um Steins;Gate, que teve um carisma totalmente especial, mas não acho que R;N consiga ser pior do que Chaos;Head. É tudo questão de ser otimista.

Shin Sekai Yori

Episódios previstos: 12 episódios // Estúdio: A-1 Pictures
Site Oficial: AQUI // Trailer: AQUI // My Anime List: AQUI
Estreia: 28 de Setembro

Expectativa: 

Sinopse: No futuro os humanos estão vivendo em uma civilização dispersa dentro de pequenas comunidades. Algumas pessoas possuem um poder chamado “Juryoku”, que materializa coisas que eles imaginam, e na falta de tecnologia eles precisam usar esse poder como fonte de energia. Um dia, uma garota chamada Saki, descobre junto com seus amigos um arquivo de um robô fora da sua cidade. Eles acabam descobrindo a sangrenta historia por trás de uma guerra entre pessoas com poderes e pessoas sem poderes. Agora sabendo desse terrível segredo, só cabe a eles proteger e ajudar o mundo mundo antes que ele caia em um perigoso destino caótico.

Comentários: Cuidado! Eu quase deixei passar essa série extremamente interessante em branco e espero que vocês não façam o mesmo. Talvez por ser mais uma produção de meu estúdio favorito, o A1, eu tenha voltado atrás na decisão, mas com certeza a sinopse é muito atraente e ajuda a criar expectativas. Mesmo a série não tem uma equipe de produção tão fantástica, mas envolvendo roteiristas de Full Metal Panic e Ghost Stories, confesso que ela conseguiu me deixar bem curioso para o resultado final. Posso ser o único nessa, mas tenho a impressão que não vou me arrepender.

Zetsuen no Tempest

Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: Bones
Site Oficial: AQUI // Trailer: AQUI // My Anime List: AQUI
Estreia: 4 de Outubro

Expectativa: 

Sinopse: A história se passa em volta de Mahiro Fuwa, um adolescente cujo a famila foi misteriosamente assassinada. Tudo que ele tem ao seu lado é seu amigo Yoshino Takigawa. Mahiro é chamado por Hakase Kusaribe, o líder do clã Kusaribe e os dois acabam fazendo um trato para caçar os assassinos da sua família. Sabendo das intenções do seu amigo, Yoshino se junta nessa missão e acaba entrando em uma crise que pode envolver o mundo inteiro.

Comentários: Adaptado do mangá de mesmo nome e “acusado” por muitos como o grande anime de fujoshis da temporada, Zetsuen no Tempest trás a responsabilidade de ser do estúdio Bones, aquele mesmo que produziu alguns dos animes mais bem comentados dos anos ‘2000. Com direção de Masahiro Ando – de Hanasaku Iroha – e com a mesma roteirista de Black Butler (e a trilha sonora de Fullmetal Alchemist), coloco Zetsuen no Tempest em um alto grau de expectativa pelo simples motivo de: parece legal. Apesar de um roteiro clichê, Zetsuen tem ares de um anime que pode conseguir atrair o público por seus personagens principais. Será?

K

Episódios previstos: 13 episódios // Estúdio: GoHands
Site Oficial: AQUI // Trailer: AQUI // My Anime List: AQUI
Estreia: 4 de Outubro

Expectativa: 

Sinopse: Na cidade de Shizume existe uma daquelas lendas urbanas que diz que o temido demônio vermelho, também conhecido como “rei”, seria o criador da organização Homra, uma das mais comentadas e conhecidas formações de Shizume. Mas isso não é tudo: segundo a mesma lenda, aquele que for aceito em Homra terá o direito de ganhar poderes ‘sobrenaturais’ e desconhecidos. E agora? Está pronto para K?

Comentários: Desde que K foi anunciado, um enorme murmurinho rondou o título pelo visual bem “cool” e com a mesma equipe de Mardock Scramble. Além disso, o roteiro original permanece um mistério, e tudo que se sabe é que um “grupo” que atende pelo pseudônimo de GoRA é o responsável pelo mesmo. O que vai sair dessa série? Será que teremos apenas um harém às avessas? Com certeza a curiosidade é o que fala mais alto aqui, junto do belo traço que o GoHands parece disponibilizar. Mas pode ser mais um que passe despercebido e apenas uma aposta pessoal.

To Love-RU – Trouble: Darkness

Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: XEBEC
Site Oficial: AQUI // Trailer: AQUI // My Anime List: AQUI
Estreia: 5 de Outubro

Expectativa: 

Sinopse: Continuação de “Motto To Love-Ru”. Enquanto Rito continua sendo o garoto “sortudo” e “azarento” por ter tantas garotas diferentes – e de tantos lugares diferentes – aos seus pés, ele parece encontrar um verdadeiro inimigo dessa vez. Enquanto Momo planeja uma ideia de criar um verdadeiro harém para o garoto, ela acaba encontrando um grupo de estudantes que assombrosamente possuem um poder de luta que não é normal dos seres humanos. Mas quem afinal são eles? E quem os está controlando? Começa uma verdadeira batalha na saga de To Love-Ru!

Comentários: Contando com a mesma equipe de Motto To Love-Ru, Darkness chega com um misto de expectativa e decepção por parte dos fãs. Como já foi dito, essa é provavelmente a temporada com maior nível de “ação” da franquia, mas também é a que o ecchi é mais explorado das mais diversas formas. Isso provavelmente deve render muitos cortes, cenas em “branco” e a curiosidade de re-assistir somente no lançamento do Blu-Ray. Acho que pelo menos um dos animes mais vendidos de outubro nós encontramos bem aqui.

Suki-tte Ii na yo

Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: ZEXCS
Site Oficial: AQUI // Trailer: AQUI // My Anime List: AQUI
Estreia: 7 de Outubro

Expectativa: 

Sinopse: A história corre em volta de Mei Tachibana, uma daquelas garotas que sempre sonha em encontrar o namorado perfeito, mesmo que nunca tenha ficado com ninguém em seus plenos 16 anos. Além disso, a garota é uma negação para fazer amigos. Mas tudo muda no dia que a desastrada acaba trombando com Yamato Kurosawa, o garoto mais famoso do colégio. Aparentemente o garoto acaba se encantando por ela e uma nova amizade começa a se formar entre os dois. Porém um fato intrigante fará com que essa relação não seja “só mais uma” amizade.

Comentários: Suki-tte Ii na yo é mais uma das séries shoujos que chegam com grande expectativa para a temporada. Além de tudo, o anime vem sendo elogiado pelo character design de Yoshiko Okuda, que apesar de nunca ter feito algum trabalho nesse campo específico, parece ter encontrado a mão para a adaptação do mangá – que tem um traço bem “rejeitado” por alguns fãs. Mas o que vale mesmo é o roteiro e… o diretor: nada mais e nada menos que Takuya Satou, o elogiado diretor de Steins;Gate. Acho que essa será uma temporada marcante para os fãs do gênero e espero não errar.

Medaka Box Abnormal

Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: Gainax
Site Oficial: AQUI // Trailer: AQUI // My Anime List: AQUI
Estreia: 10 de Outubro

Expectativa: 

Sinopse: Segunda temporada de Medaka Box, onde começam a se desenvolver as verdadeiras batalhas da série e uma das sagas mais elogiadas criadas por Nisio Isin.

Comentários: Medaka Box não teve uma temporada muito feliz em sua primeira metade. Mas aparentemente os produtores estão apostando forte no alto teor dos combates na segunda temporada do anime. O mangá não vem muito bem nos rankings da Jump e a primeira temporada não foi tão impactante para as vendas do mesmo. Mas deixar Medaka Box e qualquer obra de Nisio Isin para trás de apostas seria uma sacanagem sem tamanho. Vamos ver se agora eles se redimem da “má impressão” que foi deixada lá atrás.

Aoi Sekai no Chuushin de

Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: Fifth Avenue
Site Oficial: AQUI // Trailer: AQUI // My Anime List: AQUI
Estreia: 20 de Outubro

Expectativa: 

Sinopse: O reino de Segua é o maior rival do império de Ninterdo, tendo travado duelos por eras. Porém o aparecimento de um garoto chamado Gear pode mudar totalmente o rumo das coisas e dessa guerra. Tudo muito sério no roteiro, até você descobrir que na verdade tudo se trata de uma grande paródia com as empresas de games e de seus personagens mais famosos, como Sonic, Mario, Zelda e outros. O que vai sair disso?

Comentários: Fala sério, um anime que vai fazer uma sátira de duas das maiores empresas de games do mundo já merece a sua atenção por alguns instantes. Isso sem falar nas pitadas de ecchi (que devem ser bem salientadas graças a direção e os roteiros de Tetsuya Yanagisawa, o mesmo do filme de Sora no Otoshimono) e todas as cutucadas regadas de humor negro que a série contará. Adaptada do mangá de mesmo nome, prepare-se para ver Sonic, Kirby e muitos outros de uma forma que você nunca viu antes.

Chuunibyou Demo Koi Ga Shitai!

Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: Kyoto Animation
Site Oficial: AQUI // Trailer: AQUI // My Anime List: AQUI
Estreia: 3 de Outubro

Expectativa: 

Sinopse: Yuuta Togashi é um garoto que sofria de uma síndrome de “ser o que não era” enquanto ele estava no colégio. Ele colocou toda essa história pra trás e acabou se esquecendo sobre isso ou era assim que ele achava. O colegial estava sendo divertido para ele, até que infelizmente alguns acontecimentos tristes acontecem. Porém um dia Yuuta conhece Rikka Takanashi e volta a colocar sua vida de cabeça para baixo, uma vez que a garota possui a mesma “doença” que ele, tornando sua vida no colégio uma verdadeira confusão. E bota confusão nisso, uma vez que o “confronto” desses dois passa a ser praticamente uma guerra.

Comentários: Depois de Hyouka, agora o Kyoto Animation investe com tudo em ‘Chubyou’. E eu vejo que muitas pessoas estão deixando passar a série pelo simples fato de não botarem mais nenhuma ficha nas produções do estúdio, mesmo ele tendo conseguido um resultado bem elogiado com sua obra anterior. O fato é que a espera por um novo Haruhi as vezes impede de olharmos com calma algumas obras. Chubyou apresenta o mesmo diretor de Clannad, Air e Kanon, alguns dos maiores sucessos do estúdio. Isso sem falar nos roteiros de Jukki Hanada, que esteve em Chobits, Nichijou e até mesmo Natsume Yuujinchou! Tudo complementado com o mesmo character design de Clannad. Claro, pode ser apenas mais um, mas não podemos negar que a “seleção” é boa.

Hayate no Gotoku! Can’t Take My Eyes off You

Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: Manglobe
Site Oficial: AQUI // Trailer: AQUI // My Anime List: AQUI
Estreia: 3 de Outubro

Expectativa: 

Sinopse: Uma série totalmente independente das anteriores de Hayate no Gotoku, mas dessa vez escrita diretamente pelo autor do mangá.

Comentários: Apresentando o mesmo visual do filme de Hayate no Gotoku, temos a chance de conferir um roteiro totalmente inédito feito pelo mesmo autor do mangá original. Nada aqui terá relação com as produções anteriores, segundo a equipe do Manglobe. Não dá pra dizer muita coisa do anime também, mas o que podemos afirmar é que Hayate no Gotoku é uma ótima série, que arranca incríveis gargalhadas, tem ótimas sátiras e só por isso já merece uma espiada. Infelizmente não é a aguardada terceira temporada, mas ao menos os novos fãs terão a chance de assisti-la sem preocupação.

Jormungand Perfect Order

Episódios previstos: 12 episódios // Estúdio: White Fox
Site Oficial: AQUI // Trailer: AQUI // My Anime List: AQUI
Estreia: 9 de Outubro

Expectativa: 

Sinopse: Segunda temporada e última da série. Continuação direta.

Comentários: Bem, Jormungand já se mostrou em sua primeira temporada um dos melhores “pipocas” do ano – no bom sentido. É diversão garantida e uma série no melhor estilo Black Lagoon para quem gosta de muita ação, tiroteio, sangue pra todo lado e aquela pitada de humor que consegue se destacar mesmo no clima não favorável da série. Se você não viu a primeira parte, corre que ainda dá tempo. Com certeza a série vai valer seu esforço e com o ponto positivo de ter um final agendado, tendo em vista que o mangá já foi concluído recentemente. Her name is Koko!

Initial D 5th Stage

Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: Animax
Site Oficial: AQUI // Trailer: AQUI // My Anime List: AQUI
Estreia: 6 de Novembro

Expectativa: 

Sinopse: Quinta temporada da série que será lançada em episódios quinzenais. Continuação direta de Initial D Fourth Stage.

Comentários: Quando penso em Initial D, duas coisas me aparecem na cabeça: a primeira é a sensacional trilha sonora composta por batidas do Eurobeat e Eurotrance, além da presença marcante do m.o.v.e. nas músicas de abertura. A segunda são as corridas sensacionais e super alucinantes que até hoje nenhum outro anime de corrida conseguiu se igualar. Initial D é fantástico e tem um dos maiores fatores “replay” que eu já conferi. Dá vontade de consumir cada vez mais! E com certeza essa quinta temporada, mesmo que “aos picados”, veio para matar a saudade de nós fãs da franquia. Avante Trueno!

Busou Shinki

Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: 8-Bit
Site Oficial: AQUI // Trailer: AQUI // My Anime List: AQUI
Estreia: 4 de Outubro

Expectativa: 

Sinopse: No futuro os robôs são parte do nosso dia a dia e conseguem contribuir em vários aspectos da sociedade. “Shinki” são robôs de 15 centímetros que servem como parceiros para auxiliar os humanos, são equipados com emoção e inteligência e são totalmente devotos aos seus mestres. Os Shinkis podem ter armas e armaduras equipadas e lutar entre elas e são chamadas de Busou Shinki. Masato é um garoto que acaba de voltar do Japão e ele possui três Shikis, chamadas de Ann, Aines e Rane e está prestes a sair para o seu primeiro dia de aula. Só que as coisas acabam mudando quando um novo modelo acaba se juntando a eles.

Comentários: O diretor de Macross Frontier chega para tomar a frente de Busou Shinki, um anime totalmente desacreditado e que no papel apresenta o mesmo roteiro de Angelic Layer mesclado com um Saber Marionetes. Claro que isso é só no papel, tendo em vista que Busou é um dos animes mais esperados desde seu anúncio. Além disso, parte da equipe envolvida em outros animes como Maria Holic e Futakoi, podem garantir um bom resultado final e até mesmo inesperado.

Seitokai no Ichizon 2

Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: AIC
Site Oficial: AQUI // Trailer: AQUI // My Anime List: AQUI
Estreia: 13 de Outubro

Expectativa: 

Sinopse: Continuação direta da primeira temporada de Seitokai no Ichizon.

Comentários: Seitokai no Ichizon está de volta depois de ter uma primeira temporada extremamente divertida, mas que muitos julgavam sem necessidade de uma “continuação”. Com a equipe totalmente diferente da primeira, mas sendo acusada como continuação direta da mesma, vamos ver o que o estúdio AIC nos apresenta dessa vez. Seitokai tem potencial para ser mais uma das belas séries de comédia de Outubro, mas também corre o risco de cair no esquecimento ou “engolida” por outros animes. Espero um nível tão bom quanto vimos anteriormente, e ao lado de Hayate no Gotoku ela consiga conquistar seus espectadores.

Ixion Saga DT

Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: Brains Base
Site Oficial: AQUI // Trailer: AQUI // My Anime List: AQUI
Estreia: 7 de Outubro

Expectativa: 

Sinopse: Hokaze Kon é um garoto normal que um dia acaba entrando em uma jornada para um mundo inter-dimensional chamado Mira, que possui uma misteriosa energia conhecida como Alma. Ele aparece ali em tempo para salvar a vida da princesa Escarlate e acaba entrando no meio de uma briga em torno da energia. O que será da vida do garoto de agora em diante? E no que a Princesa Escarlate está envolvida afinal?

Comentários: Quando você vê que grande parte da staff (equipe de produção) de Gintama está trabalhando em um anime teoricamente “sério” e com uma temática fantasiosa, pelas mãos do Brains Base, no mínimo você fica curioso. Tá certo que o grande foco do estúdio deve ficar com Kaibutsu-kun, mas mesmo assim não tem como não dar aquela espiadela nessa série aqui. O que será que veremos em Ixion Saga? Simplesmente não consigo fazer previsões. Só vendo pra saber.

Kamisama Kiss

Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: TMS Entertainment
Site Oficial: AQUI // Trailer: AQUI // My Anime List: AQUI
Estreia: 1 de Outubro

Expectativa: 

Sinopse: Após ver seu pai fugir de casa por causa de dividas de jogo e sendo expulsa do seu apartamento, Nanami conhece Mikage, um homem estranho que tem muito medo de cachorros. Nanami o salva de um cachorro e acaba contando sua história. Como agradecimento pelo salvamento ele oferece à garota uma estadia em sua casa, mas chegando lá ela acaba descobrindo que a casa na verdade é um templo! Agora ela acaba tendo que cuidar do templo, tendo um monte de responsabilidades que não entende, perigos que ela ainda não sabe e formando contrato que ela pode acabar se arrependendo – ou não – no futuro.

Comentários: O terceiro anime shoujo da temporada, e provavelmente o menos esperado entre os 3. Com o mesmo diretor de Bokura Ga Ita e o mesmo character design de Aishiteruze Baby e Detective Conan, Kamisama Kiss ganha a produção do estúdio TMS, o mesmo que desistiu de animar Saint Seiya Lost Canvas. Para aqueles que gostam de um shoujo sem grandes “dramas” e onde a comédia dosada de um protagonista bem “arrogante” é o prato principal, talvez esse seja a melhor opção para Outubro. Bem, no meu caso eu vou conferir todos os shoujos, então não conto.

Litchi DE Hikari Club

Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: Kachidoki Studio
Site Oficial: AQUI // Trailer: AQUI // My Anime List: AQUI
Estreia: 1 de Outubro

Expectativa: 

Sinopse: A história fala sobre 9 garotos, todos integrantes do clube Hikari, que acabam tendo a idéia de criar a Inteligência Artificial suprema, que teria o objetivo de procurar a mulher mais bonita do mundo. Porém a máquina ganhou consciência própria e logo se tornou capaz de medir beleza e executar a justiça sem precisar da ajuda de nenhum humano. O problema é que isso não é necessariamente algo muito bom…

Comentários: Quando foi anunciado que Litchi DE Hikari Club ganharia uma adaptação, o público fã do mangá de 1 volume ficou em festa. Afinal, estamos falando de um título gore / terror muito conhecido pelos adoradores do gênero. Mas os dias foram passando e soubemos que na verdade o anime seria rodeado em cima de sátiras em formato SD, mas baseando-se no roteiro original. O que será que vai sair disso afinal de contas? Não aguarde grande coisa, afinal estamos falando do mesmo estúdio que não fez nada e de uma equipe nada promissora. Mas vai que cola, né?

Girls und Panzer

Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: Actas
Site Oficial: AQUI // Trailer: AQUI // My Anime List: AQUI
Estreia: 8 de Outubro

Expectativa: 

Sinopse: Na sociedade de Girls und Panzer, garotas são especialistas em algo bem comum: controlar tanques de guerras conhecidos como Sensha-do, que são reconhecidos como uma espécie de artes marciais. Demais, não? Bem, todos acham a ideia ótima, menos nossa protagonista, Miho, que não gosta nem um pouco dos tanques. Porém ela se muda para o colégio Oarai só para garotas, e lá ela se vê obrigada pela líder do conselho estudantil à participar do campeonato nacional de Sensha-do. E agora, Miho?

Comentários: A mesma direção de Another e Genshiken volta em um anime que tem uma sinopse bem estranha. Afinal não é todo dia que a gente vê tanques de guerras que são considerados artes marciais e que são controlados por garotas moe. O roteiro é o mesmo da galera que cuida de Bakuman e que participou até mesmo em Dragon Ball Z!! Realmente, não entendo o processo de seleção de staff dos japoneses. Acho que dá pra dar uma olhadinha no que se trata, afinal de contas.

Onii-chan Dakedo Ai Sae Areba Kankei Nai yo

Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: Silver Link
Site Oficial: AQUI // Trailer: AQUI // My Anime List: AQUI
Estreia: 5 de Outubro

Expectativa: 

Sinopse: Himenokouji e Akiko são dois irmãos gêmeos que finalmente voltaram a se reunir após 6 anos separados um do outro por causa da morte de seus parentes. Agora os dois acabam vivendo juntos na mesma casa, só que Himenokouji não sabe que sua irmã possui um sério caso de amor incestuoso por ele.

Comentários: O mais estranho aqui desse anime não é o seu roteiro incestuoso. É a presença do diretor de Sket Dance e do roteirista de… Bleach? Pois é, estou tentando pensar em alguma forma dessa série ligar esses animes, mas tá valendo. Enfim, para quem gosta do bom e velho ecchi descarado, com certeza ele está aqui. Tudo que tem Onii-chan já dá pra ter a certeza que vem muita faparia para os fãs, não restam dúvidas.

Chou Soku Henkei Gyrozetter

Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: A-1 Pictures
Site Oficial: AQUI // Trailer: AQUI // My Anime List: AQUI
Estreia: 2 de Outubro

Expectativa: 

Sinopse: O Japão do século 21 está passando por uma revolução em relação aos seus carros. Agora eles possuem uma inteligência artificial para aumentar a segurança e são chamados de “A.I. Cars”. São criadas também escolas especiais que ensinam crianças a dirigir esses novos carros. Um dia Kakeru Todoroki é chamado pelo diretor de sua escola e acaba descobrindo que ganhou um A.I.Ccar, só que esse não era apenas um carro, mas também um robô conhecido como “Gyrozetter”.

Comentários: “Como assim esse anime está aqui em cima?” Cara, mesmo diretor de Gintama (de novo), mesmo roteiro e trilha sonora de Eureka Seven, e o mesmo character design de NichiBros e vocês querem deixar isso aqui de fora pelo simples fato de parecer um anime “infantil”? Certo, vocês podem, mas o meu radar não vai deixar. Não tô nem aí que é infantil, afinal agora superamos Yu-Gi-Oh 5D’s. Card games em motos é coisa do passado. A moda agora é card games em carros!!

Hidamari Sketch x Honeycomb

Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: SHAFT
Site Oficial: AQUI // Trailer: AQUI // My Anime List: AQUI
Estreia: 4 de Outubro

Expectativa: 

Sinopse: Quarta temporada de Hidamari Sketch.

Comentários: Não é a Madoka! Mas Hidamari Sketch ganha mais uma temporada nas mãos do SHAFT. Embora o anime passe despercebido – e muito – pela galera ocidental, dá pra perceber que os japas curtem a animação, afinal essa é só mais uma das tantas coisas espalhadas da franquia por aí. Enfim, é algo que vai passar despercebido para a maioria, mas que tem seu público alvo.

Aikatsu

Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: Sunrise
Site Oficial: AQUI // Trailer: AQUI // My Anime List: AQUI
Estreia: 8 de Outubro

Expectativa: 

Sinopse: Anime baseado em uma famosa franquia da Bandai de card games de Idols, onde o objetivo é conseguir adereços para as garotinhas e torná-las astros do Japão.

Comentários: Veja bem: quando você tem uma série adaptada de uma franquia de card games sobre Idols (as japinhas cantoras ou atrizes que possuem legiões de fãs no Japão e no mundo) pelo estúdio Sunrise, você já fica assustado, ou olha de uma maneira diferente. Mas quando você vê que essa série vai entrar no lugar de Yu-Gi-Oh! na TV japonesa, você fica mais ainda! Vai ser difícil alguém acompanhar, mas que bate aquela curiosidade de ver o que foi que tirou um dos card games mais populares do mundo da TV, isso bate.

Sakurasou no Pet na Kanojo

Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: J.C.Staff
Site Oficial: AQUI // Trailer: AQUI // My Anime List: AQUI
Estreia: 8 de Outubro

Expectativa: 

Sinopse: A comédia gira em torno de Sorata Kanda, um estudante que vive em um dormitório para jovens problemáticos. Um dia, no entanto, ele acaba conhecendo Mashiro Shiina, uma bela estudante transferida que também é uma fantástica artista. Porém existe um problema: a garota não sabe como se virar em absolutamente nada em sua vida. Até ao sair do quarto ela já se perde. Por isso Sorata decide se tornar seu “guardião”, e agora ele será definitivamente um “bichinho de estimação” para ela, acompanhado-a em todos os momentos.

Comentários: Com tantas produções de peso na temporada, acho difícil o J.C.Staff dar espaço para uma produção mais caprichada da adaptação dessa light novel, mas nunca se sabe. Mesmo assim, temos uma equipe experiente envolvida, como Atsuko Ishizuka na direção (nunca ocupou o cargo mas já esteve na produção de animes como Nana e Supernatural The Animation) e Mari Okada no roteiro (a mesma que estará cuidando de Zetsuen no Tempest e que também fez o esquecível Black Rock Shooter). O character design também é conhecido da equipe do J.C. Staff, tendo cuidado das primeiras aventuras de Hayate no Gotoku no estúdio.

Hiiro no Kakera 2

Episódios previstos: 10 episódios // Estúdio: DEEN
Site Oficial: AQUI // Trailer: AQUI // My Anime List: AQUI
Estreia: 30 de Setembro

Expectativa: 

Sinopse: Segunda temporada e continuação direta de Hiiro no Kakera.

Comentários: Hiiro no Kakera passou tão rápido que ninguém nem ao menos o notou em sua primeira temporada. Quantas pessoas realmente assistirão essa segunda? Serão somente 10 episódios que já estavam programados antes mesmo do fim da primeira, então não deve mudar muita coisa do que foi apresentado.

Haitai Nanafa

Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: Passione
Site Oficial: AQUI // Trailer: AQUI // My Anime List: AQUI
Estreia: 6 de Outubro

Expectativa: 

Sinopse: Nanafa Kyan vive em Okinawa com sua avó, que possui um restaurante de soba (uma espécie de macarrão) chamado Kame Soba, com sua linda irmã mais velha Nao e sua irmã mais nova Kokona, que possui uma forte habilidade para sentir o sobrenatural. Um dia Nanafa vê o selo de uma árvore sagrada e três espíritos que viviam ali são soltos. Esses espíritos incluem Niina e Raana, que são espíritos “jimunaa” . O terceiro é Iina, a encarnação da estátua de um leão. E assim a vida da família da garota acaba mudando, com os espíritos começando a aparecer um atrás do outro.

Comentários: O novato estúdio Passione escolhe um peixe pequeno para uma produção em que ele encabeça o projeto. De qualquer modo, contando com o mesmo character design moe de Kowarekake no Orgel e a direção de Hiroshi Kimura – do esquecível Recorder and Randsell – dificilmente teremos uma surpresa vinda daqui. Mas é uma boa oportunidade de conhecer o trabalho do estúdio.

Teekyu

Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: MAPPA
Site Oficial: AQUI // Trailer: AQUI // My Anime List: AQUI
Estreia: 7 de Outubro

Expectativa: 

Sinopse: Quatro garotas que pertencem ao clube de tênis do colégio prometem arranjar “altas confusões”, cada uma com uma personalidade totalmente diferente da outra e com atitudes nada normais.

Comentários: Um motivo para não deixar essa série fora da lista? Mesmo diretor de Ben-To. Se um anime que era sobre guerra de marmitas conseguiu se destacar no ano, por que não dar a chance para um “K-On! do tênis”? Isso sem falar que Shin Itagaki é realmente um bom-bril na produção: diretor, roteirista e até character design. Tudo isso pelo mesmo estúdio de Sakamichi no Apollon. Bizarro? Que nada.

Battle Spirits Sword Eyes

Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: Sunrise
Site Oficial: AQUI // Trailer: AQUI // My Anime List: AQUI
Estreia: 9 de Setembro

Expectativa: 

Sinopse: A quinta temporada de Battle Spirits apresenta novos personagens, começando pelo nosso protagonista Tsurugi Tatewaki, que desperta em uma das caçadas do exército negro em busca dos 12 Brave Swords. Ele na verdade é um dos protegidos de Bringer, um dos responsáveis pelo treinamento de Tsurugi para que ele aperfeiçoe e domine o Card Game dos Battle Spirits, e com o poder do fantástico Shining Dragon, possa se juntar aos Brave Swords para derrotar aqueles que destruíram seu mundo.

Comentários: Ao lado de Cardfight Vanguard e Yu-Gi-Oh!, provavelmente Battle Spirits possui uma das linhas de card games mais “febris” do Japão atualmente (aparentemente a primeira conseguiu dominar uma boa parte do mercado já). Chegamos na quinta temporada do anime, com um novo roteiro, novos personagens, mas com a mesma fórmula: vamos vender! E acho que o resultado deve ser bom, ou a Sunrise nem ao menos se importaria de continuar com a ideia.

Monsuno

Episódios previstos: 52 episódios // Estúdio: Larx Entertainment
Site Oficial: AQUI // Trailer: AQUI // My Anime List: AQUI
Estreia: 3 de Outubro

Expectativa: 

Sinopse: Uma organização secreta chamada STORM, que é a responsável por todas as informações das criaturas conhecidas como Monsuno, decide reunir um grupo de jovens para que eles despertem o DNA desses seres fantásticos que serão capazes de mudar para sempre o mundo em que vivem.

Comentários: “Ei, eu já vi isso passando na Nickelodeon do Brasil!” E você está certo! Monsuno é uma co-produção entre Japão, Estados Unidos e França, e que teve sua estreia em diversas outras partes do mundo antes da terrinha asiática. Agora os 52 episódios da primeira temporada vão ser exibidos por lá, e já correm os boatos que os americanos encomendaram mais ainda, ao melhor estilo Bakugan. Enfim, é hora de correr aos fóruns japoneses e contar spoilers para eles!

Cross Fight B-Daman eS

Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: SynergySP
Site Oficial: AQUI // Trailer: AQUI // My Anime List: AQUI
Estreia: // Canal:

Expectativa: 

Sinopse: Terceira série envolvendo os chamados “B-Daman”. Nessa temos o protagonista chamado Godai Kamon, um garoto que vive com sua irmã no sul de Crest Land, mas que não guarda nenhuma memória do seu passado. Sua única certeza é que ele ama B-Daman. E essa também pode ser a resposta para muitas coisas de seu passado ao encontrar um B-Daman chamado Gavan, que vai fazer com que o garoto retorne às batalhas envolvendo os acessórios e abrindo caminhos para sua memória.

Comentários: A Tikara, mesma empresa que apresentou ao mercado o sucesso comercial chamado Bey Blade, jogou no mercado mais uma das suas apostas há alguns anos: os B-Daman. E obviamente que os animes não ficariam de fora da divulgação de mais essa franquia. Bem, o resultado e a eficácia eu não sei, mas a terceira temporada chega aí firme e forte e pronta para exportação.

Vale dizer que todas as informações foram tiradas de sites como o Anime News Network, o My Anime List, o AniDB e o Moetron.

Dih

Criador do Chuva de Nanquim. Paulista, 31 anos, editor de mangás e comics no Brasil e fora dele também. Designer gráfico e apaixonado por futebol e NBA.