Guia – Como conservar seus mangás?

Você colecionador brasileiro, já pensou se você está fazendo tudo certo com sua preciosa coleção?

Essa semana aconteceu uma coisa bem legal no twitter. O pessoal se empolgou e começou a postar fotos da sua coleção de mangás e o nosso parceiro Gyabbo! fez uma matéria especial juntando todas as coleções da galera. Aproveitando essa idéia resolvi fazer um post para os leitores que procuram por dicas de como conservar seus mangás. Algumas são radicais, mas colecionador que é colecionador precisa ser um pouco paranóico com limpeza. Seguem algumas perguntas e respostas feitas frequentemente pelos leitores e colecionadores.

Onde posso guardar minha coleção?

Antes de tudo temos que começar a pensar em um lugar para colocar sua coleção e a prioridade é achar um espaço que não tenha muita luz. O sol é um dos grandes vilões para o colecionador, ele pode desbotar as cores e enfraquecer o papel, você odiaria ver o seu mangá preferido com as páginas amarelas não é? Porém atenção: em alguns casos o amarelamento das páginas é inevitável pois é ocasionado pelo tipo de papel e não pelo tratamento que você dá para a coleção. O máximo que pode fazer é cuidar da melhor maneira para esse processo se tornar mais lento.

Escolha um lugar bem arejado para evitar mofo e traças e também um lugar fácil de limpar. E a principal medida que você precisa tomar: Evite um lugar que qualquer um possa pegar seus mangás! Procure lugares altos, longe do alcance das crianças! Todo mundo tem um primo pequeno que adora pegar uma canetinha e pintar o rosto do Goku por todas as páginas (História real…)

Eu particularmente prefiro prateleiras de aço como essa por serem mais leves, fácéis de montar e desmontar e também por causa do preço. Tenha cuidado com a madeira, você precisa dar um tratamento anti-cupim, você não deseja que esses insetos tenham a vontade de dar aquela mordidinha no canto da sua Mai, a Garota Sensitiva #1, super rara. Caso esteja pensando em fazer uma estante planejada como essa, pesquise um tipo de madeira resistenta a cupins (eu recomendo o tipo de madeira chamado Jacarandá). Também dê preferência para portas resistentes em caso de acidentes, ou seja, nada de 100% vidro caso o móvel fique perto do sol. Procure alguém de confiança para confeccionar um móvel especial! Eles precisam ser resistentes!

Como posso ajudar a conservação?

Evite que sua coleção pegue poeira pois ela ajuda na deterioração do papel e pode acelerar o processo de amarelar as páginas. Para isso muitos usam aqueles sacos plásticos protetores de polipropileno ou celofane que podem ser encontrados em papelarias ou lojas de bugigangas e são resistentes contra pragas. Geralmente é fácil encontrar os plásticos nos tamanhos “padrões” de Naruto, mas os menores (os chamados pocket) geralmente precisam de uma dobra especial. Existem divergências entre deixar o mangá “apertado” ou “solto” na embalagem. Por isso é recomendado o processo de embalagem a vacuo. Como as máquinas de lacrar por esse processo não são acessíveis a todos, podemos sugerir algumas dicas. Caso você embale seus mangás individualmente, recomenda-se lacrá-los bem. Porém, caso você junte várias edições na mesma embalagem, tome cuidado para não deixar os títulos sem “respiração” pois quando abrir novamente a embalagem pode ter uma surpresa da página de um estar tatuado no outro devido ao calor gerado no contato entre os dois tipos de papel (principalmente nos antigos meio-tanko da Conrad, nos quais as capas costumam ser “acetinadas”).

Sempre deixe um desumidificador e pastilhas anti-traça nas estantes, mas evite a naftalina, ela pode acabar deixando os seus quadrinhos com cheiro. Se você não se incomodar com ele, então não existem restrições.

Eu não recomendo misturar os mangás com roupas em guarda-roupas (além de ser estéticamente feio), mas use um anti-mofo ou um desumidificador se for mesmo necessário. Ela combate traças, cupins e pragas do tipo, salvando suas roupas e seus mangás.

Qual a melhor maneira para guardá-los?

Eu não gosto de empilhar meus mangás, penso que muito peso em cima de uma só revista pode causar algum dano, então prefiro colocá-los na horizontal (como na foto da @Crossing_Yuuya) , dá uma estética muito bonita quando todos os volumes de um mangá ficam juntos e tira esse problema do empilhamento. Além disso, como dito antes, se você tiver a oportunidade de ter um confeccionado especial para sua coleção não pense duas vezes. Além do padrão estético, isso ajuda a não manter os mangás em constante “contato desnecessário” com outros objetos ou com outras pessoas que podem vir a mecher no local.

Também não recomendo caixas de sapato (por serem muito adeptas a traças) e gavetas, uma vez que essas geralmente são muito frágeis na maioria das vezes.

Como faço a limpeza deles?

Sempre mantenha seus mangás limpos, recomenda-se de 6 em 6 meses, no máximo. Não utilize produtos químicos! Eles podem causar a perda de tinta das capas dos mangás! Apenas use uma flanela lisa e limpa para retirar possíveis manchas de dedos ou pó que acaba surgindo em alguns casos.

Para evitar manchas, esteja com as mãos limpas quando for ler o mangá. Nós temos uma oleosidade natural e ainda levamos poeira e sujeira que podem danificar as páginas. Claro, nunca leve comida para perto da sua coleção, você sempre pode fazer algo errado e derramar suco em seus mangás. Nunca duvide da sua capacidade de fazer besteiras. Nada de ler mangás enquanto come aquele hamburguer suculento e gorduroso da cantina do colégio.

Onde organizar a lista de mangás que possuo?

Um bom site para catalogar sua coleção é o Guia dos Quadrinhos onde você pode manter um perfil, indicando o estado, preço pago, quantidade, editora e outras coisas.

Isso te ajuda em diversos sentidos, como mostrar a coleção para algum colega ou caso queira conferir todos os títulos no momento que faz sua limpeza. O site ainda disponibiliza a capa da maioria do seu acervo e mostra quais pessoas possuem o mesmo título que você. Ainda é possível vender os quadrinhos lá e ver quem possui algo do seu interesse para vender, bastante útil no momento de se procurar algo esgotado ou raro.

A maioria de vocês também deve conhecer o My Anime List, e além da função de organizar as séries que assiste, você também pode organizar os mangás que lê por capítulo. Isso ajuda muito no momento de ler aquele mangá que você largou a leitura pela metade, por exemplo, ou um título que esteve parado por muito tempo.

Mas o clássico sempre é útil. Procure sempre manter um arquivo no Word ou Excel. Com a atual tecnologia de smartphones é possível acessar sua lista de qualquer lugar e verificar os títulos que possui em caso de esquecimento (já aconteceu comigo), evitando comprar mangás repetidos ou facilitando sua lista em eventos que pretende fazer uma grande compra.

Onde comprar em bom estado?

Muitas pessoas preferem não comprar seus mangás em bancas de jornal por muitas vezes os donos dos locais não terem cuidados na hora de armazenar as revistas, deixando-as amassadas ou até mesmo rasgadas em alguns casos. Se possível, prefira a compra em comics shops de seu bairro ou cidade. Geralmente (mas com excessões) esses lugares costumam ter um cuidado maior na hora de expor seus produtos para venda, embalando-os em sacos plásticos nos que não possuem e deixando-os sempre “com espaço” na prateleira. Outra dica para esses casos é sempre conferir o mangá logo após a compra, para ver se não existem páginas internas rasgadas ou trocadas de fábrica (algo muito comum, não precisa culpar a editora).

Para os que preferem receber em casa, a dica fica para o site da Liga HQ, onde o frete não é cobrado! Isso mesmo, não é cobrado. E para o Brasil inteiro! O valor cobrado é de 1 real para cada volume, mas se deve unicamente aos valores de embalagens do produto. O valor cai 10 centavos para cada volume comprado, e de quebra, você ganha um desconto de 20% em cima do valor gasto na próxima compra. Você também pode juntar o valor desse bônus e efetuar compras inteiras com ele. SUPER RECOMENDADO! O método de envio deles também vale muito a pena e possuem muito cuidado nas embalagens, certificando o bom estado do mangá para você. Em caso de algum erro, também é muito fácil o contato com eles.

Outros sites de compras são a Comix (frete razoável, as embalagens de envio as vezes deixam a desejar. Maior catálogo on-line disponível no Brasil e possui loja física em São Paulo.), a Loja Anime Pró (bons descontos que compensam no frete caro) e a Banca 2000 (descontos comuns, frete comum). O Submarino também possui um catálogo de títulos, mas suas vendas são confusas. Todos os títulos praticamente saem por 10 reais. A vantagem pode vir a calhar com mangás da JBC (já que custam 10.90) e por ter frete grátis na maioria das vezes.

Cuidado ao comprar mangás de terceiros ou de sebos. Procure saber da procedência dos quadrinhos. Muitas vezes aqueles que se desfazem do título podem não informar que sua coleção sofria de uma pequena infestação de traças, por exemplo. Estará levando o inimigo para casa!

Finalizando – Cuidados especiais

Tenha cuidado ao abrir as páginas, você pode estragar a lombada e soltar algumas páginas. Outra dica boa é buscar informações com colecionadores mais velhos (principalmente de comics americanas antigas) pois na maior parte das vezes eles possuem boas dicas que podem ser aproveitadas em uma coleção de mangás.

Quem quer ter uma coleção precisa de tempo e disposição, então se não tiver disposição nem comece. Eu não consigo ter todos os cuidados que eu listei acima para ter uma coleção perfeita mas eu ainda assim tenho um carinho especial por todos os mangás que eu comprei. E isso conta muito! Quem ama, cuida, como diz o ditado. Algumas coisas eu perdi por causa do priminho artista ou porque minha mãe acabou jogando um mangá na lava roupa porque a revista estava jogada na cama (-.-)

Uma dica final é NÃO EMPRESTE SEUS MANGÁS! NUNCA! Ou empreste somente para pessoas que tenham MUITO sua confiança ou que se prontifiquem a pagar um novo em caso de dano (ou seja, nada de emprestar Sakura ou Yu Yu Hakusho 1). A pessoa que pede emprestado nunca vai ter o cuidado que você tem, nunca ele vai voltar com o mangá no perfeito estado que estava antes. Eu só empresto se eu tiver uma revista reserva ou se ele ler na minha casa (Sim, sou chato).

Uma boa fonte para esse post foi esse site, ele me deu uma grande ajuda na explicação de alguns conceitos. E espero que possam fazer grande proveito dessa postagem de hoje também. E vocês? Tem alguma dica em mãos e quer compartilhar?

por Luk e Dih

Sobre estes anúncios

151 Comentários

Arquivado em Especial, Mangás

151 Respostas para “Guia – Como conservar seus mangás?

  1. gabriel pereira pinto

    nossa
    artigo mt bom serio msm ajudou em varias coisas
    apesar de que algumas ja conhecia xD

    meus mangas mais raros / preferidos se encontram em pacotinhos
    (vide alguns vols de shaman king)

    mas sobre essa parte de emprestar eu concordo, só empresto pra duas pessoas uma é meu amigo da escola que é de boas e que tbm me empresta os dele (e tanto eu quanto ele tomamos o maximo cuidado com ambos) e pro meu primo (que é meu senpai e animes tbm xD )

    enfim achei um ótimo artigo eu já tenho a coleção a +- 1 ano (e ja passo de 140 mangas o.o) mas foi um ano que aprendi a tomar conta deles (eu comprei uma sapateira só pra colocar eles, é tipo uma prateleira com portas, mas ae deixo aberto as vezes pra arejar e tals )

    bem falei mt mas acho que é isso
    um belo post e mt util para os novos colecionadores

  2. zek99

    Eu recomendo a todos a estante por ser mais pratico e facil para pega-los para ler,os meus no começo ficavam em cima da mesa do computador até cair toda a pilha de uns 100 mangas no chão, eu tive que recomprar varios numeros que amassaram.

  3. Gostei muito, eu sou muito organizado e não empresto meus mangás pra ninguém huauahua Só quando sei que a pessoa cuida XD Coloco eles na estante http://img703.imageshack.us/img703/7085/desktop12z.jpg e http://img851.imageshack.us/img851/6769/dsc01478o.jpg Abro eles bem pouco pra não estragar e antes de comprar confiro se esta tudo certinho \o/

  4. Eu

    Quanto custa uma “máquina de lacrar”?

  5. Itou

    Hehehe, gostei das dicas ^^
    E não achei chatisse sua nao Kales-san. É perfeitamente compreensivel o pq de emprestar para pessoas de extrema confiança.
    Ja cometi o erro de empresta meus volumes de Vampire Knight para uma amiga, e qndo peguei de volta, as pagias de alguns volumes estavam praticamente caindo T.T
    Quase joguei td fora´. Só não o fiz pq o Harry pegou td pra ele xD Ai depois tive de comprar td de novo (que bom que era a epoca que só havia 6 volumes)
    Boa dica tb do site. Não conhecia o Liga HQ. Parece ser bem vantajosa a compra nesse.
    Abraços Kales-san. Obrigado pelas dicas

  6. Edward Elric

    Legal o post, mesmo eu não colecionando mangás ( ainda ). Ja é uma boa dica pra quando eu começar minha coleção.

    Queria saber se comprar mangás na Panini comics é recomendavel ? E se eles entregam os mangás pelo Brasil inteiro.

    Vlw Luk e Dih \õ/

  7. Nyu

    Eu devia ter procurado um post como esse bem antes de começar a colecionar mangás,pois emprestei minha primeira edição de FMA pro meu primo,ficou um mes com ele e me devolveu destruído,tambem emprestrei Death note e Ouran pra ela T_T
    ela me devolveu com páginas caindo e não colou…Tive de me segurar pra não bater nela e ela não quis comprar um novo pra mim…

    #TodosChora

  8. Ótimas dicas. Quem dera tivesse ouvido de nunca emprestar seu mangá antes de ter uma dolorosa experiência própria (meu querido Gravitation #3 sem a capa e com as primeiras e ultimas páginas descoladas TT__TT).
    Também interessante o toque para não empilhar. Eu sempre faço isso por falta de espaço, nunca pensei que pudesse estragar D:.

    Achei interessante as dicas sobre a Liga HQ e o Guia dos Quadrinhos. Eu não conhecia nenhum dos dois e é realmente de grande ajuda.

    Enfim, ótimo post :D

  9. Jacarandá. Esse tipo de madeira ainda existe?

    • Dih

      Olha, é BEM difícil encontrar!
      Mas em algumas marcenarias mais “profissionais” eles conseguem ainda desse material. O problema às vezes é o preço que acaba sendo um pouco mais caro.

  10. Binho

    Curti muito, estou começando a colecionar e é bom saber dessas coisas para ter uma coleção em bom estado.

  11. Ymi

    Valeu pelas dicas ^^ Eu estava mesmo precisando saber umas coisas sobre como conservar bem os mangás… Se bem que a minha coleção é bem pequena (por enquanto). Mas estão, ao menos, bem organizados na estante. Só não lacro porque volta e meia me dá vontade de reler algum…
    E é totalmente verdade isso de não emprestar: eu já emprestei um dos meus mangás conseguidos com muita dificuldade (um volume de uma edição bem velha de CDZ) ele até que estava em bom estado, mas veio o meu priminho e, bem, arrancou a capa fora. Depois, ainda colocou a culpa em mim.
    Sobre onde comprar, eu já comprei na Banca 2000 e não gostei… Comprei as edições 53 e 54 de Negima!, e me mandaram 2 do 54.
    Enfim, valeu mesmo pela postagem ^^ vai ajudar MUITO.

  12. AILA

    Gostei das dicas, mas eu tenho uma dúvida.. eu guardo meus mangás em uma caixa de metal e outra de papelão (que fica dentro do guarda roupa) pq moro perto do mar, vc n sabe o que o salito é capaz de fazer T.T. Isso poderia estraga-los? eu ate pensei em uma estante, mas só de imaginar meu preciosos mangás “molhados” e pegajosos desisto da ideia.

  13. Bom post, algumas dicas pretendo usar na minha coleção, (quase 700 mangás, 10 anos de coleção, fazendo aniversário junto com a JBC).

    Eu armazeno as coleções em sacolas mais resistentes mesmo na horizontal, tipo aquelas amarelas da Comix, em duas sapateiras (armário menor com portas) de madeira. De vez em quando abro para arejar….. não tenho coragem de deixá-los expostos ao ambiente sem sacolas (quando fazia isto descobri uma traça comendo meu mangá de Sakura Card Captors, quase infartei….).

    Recomendo este método, mesmo os mangás mais antigos como Sakura e Samurai X ainda não amarelaram e sem nenhuma traça, um feito do qual me orgulho muito!!

  14. Aqui em casa tive que optar pelos organizadores – armários com portas – já que a regiçao produz cana-de-açucar, e, no tempo de queimada, limpar dava um trabalho danado.

    Boas dicas, abração.

  15. felipe

    o que vcs acham sobre bookends (eu nao sei o nome em portugues), aquelas estatuetas para segurar livros em pe em estantes. sera que eles causam pressao sobre o manga?

    aqui tem um bem legal e que, seu eu tivesse grana, eu compraria:

    http://www.bigbadtoystore.com/bbts/product.aspx?product=TOY10086&mode=retail&picture=out

  16. Regulus

    brigadão pelas dicas, até providenciei uma estante melhor para meus mangas

  17. Bem bacana o post!
    Tenho cuidado extremo com minha coleção, o mais difícil é manter ela atualizada, existem muito títulos que eu quero mas o preço em massa me sacaneia.Costumo comprar na anime pró pelos descontos.
    Vou aproveitar e deixar uma foto da minah coleção também, tá meio ruim a qualiade porque tirei agora no celular mesmo xD E tem mais uns 30 mangás que estão pra chegar essa semana.

    • Patrícia

      tbm tenho essa dificuldade de manter os meus atualizados (apesar que a maioria estão completas), e o principal motivo é não ter dinheiro pra isso, os mangas atualmente estão meio caros, e fica difícil de compra-los todos os meses ou ter q compra-los de alguns vendedores mercenários rs

  18. Dih, excelente postagem!

    Eu até prefiro manter os mangás na vertical, mas como não tenho prateleiras – é apenas um “quadradão” espaçoso – fica mais arrumadinho empilhados na horizontal.

    Aliás, é uma dica a se comentar, não é muito legal empilhar mangás na vertical… sempre dá orelhas e/ou descola as pontinhas das capas.

    Sobre produtos químicos… eu nunca ponho diretamente nos mangás, mas de 3 em 3 meses eu utilizo inseticida para limpar o local (de madeira) onde guardo a coleção. Claro que, após passá-lo, deixo secar e o cheiro passar p/ só então colocar a coleção de volta. ^^

  19. Yamato

    Ótimo artigo,mas tenho muitos mangas preciso de 2 estantes pefiro colocar em caixas
    mas tenho que limpar todo final de semana.

  20. Ótimo post e ótimo blog tbm!!
    Estão de parabéns!!

    Acabei de me cadastrar no Guia dos Quadrinhos, já estou com uma lista gigante!
    auhshuasuhashuahushuasa

    E eu vi alguém perguntando sobre comprar direto da Panini… Eu já fui assinante e meus volumes de Bleach chegavam muito atrasados se comparado com as bancas de São Paulo, mas para mim compensava, pois não moro em SP e na minha cidade as bancas são sempre atrasadas. Agora eu não assino mais, percebi que é mais fácil comprar nos eventos e/ou na internet

  21. leoxjump

    Nossa, ótimo post, parabéns!! Gostei muito do blog, parabéns mesmo!!

  22. Alice

    Uau esse post ajudou em alguns detalhes para mim, pois penso em mudar de lugar a minha crescente coleção de mangás , e sim é melhor nunca emprestar mesmo afinal é muito difícil imaginar mais alguém tendo o tipo de cuidado que vc tem com a sua amada coleção, realmente só um otaku pode entender isso

  23. Miguel

    Acatei todas as dicas!
    Tenho muito cuidado com algumas raridadezinhas que eu tenho (eu guardo Sakura 1 em um cofre, mesmo tendo comprado por 1 real em um sebo perto da minha casa kkk)
    Gostei muito da dica de listar os meus mangás, sério, eu já comprei mangás repetidos muitas vezes.
    Valeu pela ajuda”

  24. Boas dicas, mas minha sugestão é outra. Incentivar os títulos que são produzidos com papel de qualidade e cobrar isso das editoras. De nada serve todos esses cuidados se o papel é inerentemente descartável.

    Não adianta, jornal foi feito para ser descartado, não colecionado. Por mais que eu cuide, meus primeiros mangás já estão bem mal tratados, principalmente os da JBC.

    Pessoal reclama de pagar 14 num mangá de boa qualidade, mas paga 10 tranquilamente num lixo feito com jornal para depois ficar comprando saquinho e desumidifcador para apenas atrasar um pouco a inveitável degradação da coleção.

    É o que chamo de economia burra. É como pagar mais barato num sabão em pó de baixo rendimento que apresenta um custo-benefício inferior no final das contas.

  25. Lika chan

    É incrível como as pessoas não tem cuidado com suas coisas, fico chocada. Já cometi o erro de emprestar livros. Eu tenho extremo (eu disse extremo!) cuidado com as minhas coisas. E quando é dos outros então, o cuidado deve ser redobrado. Pelo menos eu penso assim. Realmente não sei o que se passa na cabecinha de certas pessoas.

    Beijos e Amei o Post ;P
    Parabéns ^^

  26. Helena

    Nossa essas dicas me ajudaram muitoo!!! Agora este foi o 8° site que falou pra nao emprestar meus mangas e eu aprendi.Antes tinha emprestado um,sabe?daquelas ediçoes antigas q vc tem e vc ama de coração e aquela pessoa chata fica no seu pe um mes pra vc emprestar,e vc com a cabeça explodindo empresta?Entao,fiz a besteira de emprestar,mas fiz a pessoa jurar que ia devolve-lo sao e salvo.ERRO!!Ele voltou com marcas de agua,terra e podem acreditar,tinha chocolate em algumas paginas!!!!Ahh naquele dia eu quase infartei,e o pior é que a editora tinha parado de fazer aquele volume e outros estavam por 70 reais mais ou menos,fiz tudo o que era possivel para tira-lo da beira da morte,mas nao deu coitado… foi um dia de luto… mas depois disso NUNCA MAIS EMPRESTEI PRA NINGUEM!!!!!!!!!!Por que ?Porque?Quando alguem me empresta sempre tenho o maior cuidado possivel,e sempre devolvo como recebi,por que esses caras nao tem o mesmo cuidado caramba!!eles tem que pensar assim:e se fosse o meu?como eu trataria(sendo raro),mas nao,eles nao pensam,sao seres irracionais.Ahh que odio!!
    Mas mt obrigada,suas dicas ajudaram mt!
    Ah! e se souber de alguem que queira vender(vai ser dificil)a edição 1 de chobits,….hehe to querendo o impossivel…Entrem em contato!!

  27. Uma vez me falaram que cravo é bom pra espantar bichos, alem de deixar um cheirinho agradavel.

  28. will hardy

    gostei muito das dicas,atualmente estou (tentando de todas as formas)completar minha coleção de dragon ball,até agora só tenho os volumes 13,14,15 e 16 e o volume 10 da edição definitiva e essas dicas vao ajudar muito,já to até guardando dinheiro pra ir no anime friends ano q vem.

  29. Muito obrigado pelas dicas *O*
    Tem um manga aqui que infelizmente eu manchei a capa DX vou usar sua dica da flanela pra ver se essa manchinha sai , é bem pequena mas mesmo assim quero meu manga em perfeito estado

  30. Quando você diz pra passar uma flanela é pra passar em cada pagina ? Não entendi muito bem O_o

  31. Joaquim Vilarinho

    Muito bom o artigo!
    Só tenho uma dúvida, onde posso encontrar pastilhas anti-traça? tenho visto algumas nos meus quadrinhos.
    valeeeu

  32. Lucas

    Sahshaa, post antigo reupado, mais enfim, NUNCA EMPRESTEM mangás, fui um otário, emprestei pra minha amiga, ele voltou com a capa com um / de não sei o que, e com a capa horrível, shahsha, só que nem é raro, hoje, não empresto mais pra nínguem nunca mais, e se uma criança pegar ( o que é quase impossível de aconteçer) eu bato nela mano, sem brinks, shahs, e ainda mando os pais me darem outra, se não apanha também, e foda-se essa merda, até na hora de pegar meu mangá, eu vou delicadamente, quando vê algum defeitinho da um aperto no coração, sahsh

  33. Gostaria de saber como vem os mangás pela LigaHQ… pq eu comprei lá, e fiquei na dúvida se viam em forma de carta, ou se viam em malotes [onde é preciso alguém pra assinar que recebeu o produto].
    Alguém poderia me informar?

  34. cesar assai

    conservar mangás em saquinho fechado ou aberto?

  35. Marcelo

    gente um perguntinha rápida se por exemplo eu embalar naruto em saquinhos plásticos desses do texto e guardar na minha gaveta tem algum problema observação a gaveta só tem mangas tem problema ou não
    estou em duvida me respondam por favor muito obrigado tchau.

  36. Myung

    Boas dicas. Nunca mais empresto! Infelizmente aprendi da pior maneira possível… Emprestei minha coleção de Sakura Card Captor completa para uma pessoa supostamente de confiança. Depois de muito tempo fui atrás e a tal pessoa me falou que havia emprestado para outro amigo. Ok, já fiquei bem puta da vida com isso, reclamei e ainda a pessoa achou que não era problema mais dela, era do outro amigo. Ok, fui atrás dessa outra pessoa, que falou que nem sabia onde estava isso. Depois descobri que esse aí havia repassado pra outra pessoa. Puta que pariu, né!! Falta de respeito é pouco… Agora não consigo recuperar a coleção. Sério, faz meses que estou atrás da coleção e nada feito. Vontade de matar aquela primeira pessoa pra quem eu emprestei!!!!!!!!!!!!!!!

  37. Olha, eu tenho uma coleção do naruto, que quando comecei a comprar tava no 11, eu trato muito bem deles, e nenhum tem dobras ou amassos, mas com o passar do tempo eles perderam aquele brilho que tinha quando eu comprei-os, eu nunca pus plástico neles, isso desde 2008, será que tem algo que eu possa fazer pra ficarem novinhos em folha?

  38. Muito bom me ajudou bastante a cuidar dos meus mangás de onepiece dbz e bakuman

  39. Agora eu tenho mangás star wars e vou cuidar bem deles

  40. gente, sou novato aqui no site, mas agradeço as dicas, vou até salvar o link, pois meus mangas são TUDO pra mim. muitas coisas eu ja fazia, como abrir com cuidado na hora de ler e conferir na hora, mas deixava eles empilhados, vou tentar resolver, mas por enquanto estou somente com a coleção completa de naruto (ed. pocket) lançada no brasil, e só tenho uma proteção, que eu uso para o numero 1, e gostaria de saber onde eu posso achar para venda umas proteções. bom, é isso, muito obrigado pelas dicas

  41. Só empresto pra minha amiga!!!
    Em que tipo de estante é melhor pra guardar os mangás???Tem algum que é pequeno??Pq aqui acho que não tem espaço!!Então boto tudo no guarda-roupa mesmo!!!
    Mas não tem traça e está tudo mtu bem conservado porque aqui é um lugar bem fresquinho e arejado~!!^-^

  42. Uma possibilidade para os colecionadores, já numa linha diferente (ampliando um pouco o propósito e alcance da pergunta) é fotografar e postar seus itens online para que possam ser consultados por você e por outros colecionadores (como no website Supercolecao.com: http://supercolecao.com/colecoes/comics). Assim, você rapidamente tem acesso a vários itens da sua coleção sem ter que percorrer seus originais para realizar consultas.

    • Pra quem tem smartphone recomendo o app Codex. É ótimo pra organizar as coleções, tem recursos como listagem de autores, categorias, filtro de busca, lista de desejos, o que já leu ou não e empréstimo (apesar das dicas, mas vai que… :D).
      (✿❛◡❛)

  43. Sou Otaku dono de banca, (tipo loja, não tipo caixa de aluminio) coleciono manga desde 2000 e confesso q recebemos os mangas das distribuidoras, e é eles quem detonam os mangas, conforme vc mora mais para o interior mais demora pra chegar o manga, por exemplo moro em Sao bento do Sul SC e aqui os mangas da JBC leva de 2 a 3 meses de atraso comparando com os capitais, evangelion chega aqui e me da vontade de chorar capa riscada queimado do sol, desbotado, sujo….ja os da panini por ser emplastificados chegam inteiros então so queria falar q nem todos donos de banca detonam os mangas..

  44. Kid Kaos

    Haha, aprendi a regra do “nunca empreste” da maneira dificil. Empreste Dwadman Wonderland 1 pra minha professora de português e…. É, voltou menos. Bonitinho.
    -_-’

  45. Depois de tanto tempo eu finalmente resolvi começar a colecionar mangas. Entao ontem mesmo depois de comprar meus primeiros e acabar amassando um pouco a capa de 07-ghost sem querer(devo ter ressuscitado, tava com tanto remorso que devo ter morrido), a capa tava lisinha, novinha, bonitinha ç_ç fui quase comprar o manga de novo(ainda to levando isso em consideração).
    Voltando aqui, depois disso tava justamente falando com uma amiga ontem a noite sobre como guardar mangas e voces fazem essa materia *–*(coincidência demais pra falar a verdade e_e rsrs).
    Muito obrigado, vou aproveitar bem as dicas e as dos sites pra comprar volumes antigos \o

  46. neon-naito

    Muito bom o texto o/
    Mas o que fazer quando eles já estão em mau estado?
    Comprei alguns mangás em um evento de anime recentemente, estavam todos em sacos plásticos, logo não me preocupei com o estado deles, mas em casa ao ler percebi que alguns certamente não foram bem conservados e há pequenas manchas de ferrugem, espero que seja isso = /
    É possível remover ou diminuir isso? Eu imagino que não, mas sei lá ne

  47. Fernando

    Eu já usava os saquinhos, mas me deparei com um sério problema. Há algum tempo me tornei adepto dos onmibus americanos e, nem com muito esforço, consigo achar saquinhos pra um volume com 600 pág como é o caso do vagabond vizbig. Alguém tem uma boa saída?

  48. Ane

    Ótimas dicas, quem sabe no futuro eu use, já que eu só tenho 3 mangás rs. Na verdade eu tava querendo uma estante, tenho alguns livros e já aconteceram vários acidentes por estarem com pouco cuidado ): Mas me falta espaço e dinheiro.

  49. Naftalina!!!!
    Sempre achei que aquelas bolinhas brancas eram o suficiente pra salvar meus mangás, mas com esse post aprendi que o cuidado tem que ser maior. Aliás, as folhas dos meus mangás amarelam mesmo não estando no sol. (≧∩≦)
    Agora quando compro sempre conservo (quando vem) na sacolinha que o manga veio lacrado, mas acho que não é o suficiente.
    E putz, emprestei três um dia desses, mas não resisto. Quero compartilhar com outras pessoas essa felicidade que é ler mangá.
    Obrigada pelo post. (✿❛◡❛)

  50. will hardy

    segunda ou terceria vez que vejo esse post,pra mim isso é falta de pauta,mas é um otimo post então tá valendo

  51. Johnny Hebert

    Pessoal eu tenho uma page no facebook chamada “Leio de Trás Pra Frente” e dias atrás postei 2 fotos de como a qualidade gráfica no Brasil era ruim e também o mal cuidado dos mangás fazer.

    Eu também não consigo ter todo esse cuidado, mais eu tenho meus mimos pela minha coleção. Bom é isso…

  52. Adorei mesmo essa matéria!
    Eu particularmente sou extremamente chata quando se trata de mangá e seus cuidados necessários. E sinceramente não sabia que era o sol que proporcionava o amarelado nas páginas (hurr), então agradeço a mim mesma por abrir a janela pouquíssimas vezes (apesar que nem bate sol por aqui AUSHAUHSU).
    E só uma pergunta: no meu caso, quando vou embalar meus mangás individualmente, uso papel PVC (aquele transparente e meio que grudento [?]), e acabo apertando-os bem. Será que isso pode causar algum estrago futuro? Talvez quando eu remover o PVC depois de meses sem fazê-lo?
    Agradeço desde já! õ/

  53. Aka no Avenger

    Bom, já cometi muito dos erros que estão aí, mas hoje em dia eu sei melhor o que fazer, e, ainda bem, mesmo os meus primeiros mangás e os que eu emprestei(mesmo pra gente que não tenho confiança) estão em ótimas condições! xD
    Uma dica que dou é a de não deixar seus mangás encostados na parede, mesmo que a parede seja limpa e não tenha infiltrações, ela pode ajudar a acumular sujeira no cantos e sujar seu mangá de forma bem drástica! Isso já aconteceu comigo mas consegui perceber a tempo de poder consertar! =)

  54. Pablo

    muito interessante essas dicas e me ajudou muito aonde eu poço comprar edições de mangás que eu tenho muito obrigado

  55. sanchez

    bem eu quardo minha coleção na estante iqual a sua e, mas eu não coloco em saco plastico eu enbalo o mangá com papel filme . e fica bem melhor eu tenho muitos mangas e eles estão todos em otimo estados graças a esse papel filme.

    esse papel filme vc pode comprar em qualquer super mercado
    é aquele papel que sua mãe usa para embalar comida! XD flw

    • Giovanna

      Eu tbm embalo os meus mangas em plastico filme e eu queria saber se não há nenhum problema,muitos dizer q o plastico filme ajuda na deterioração é verdade?

  56. Eleandril

    Catalogar na Internet e coisa e tal já acho frescura que não serve pra nada. Já tomar cuidados na hora de se guardar tudo bem, é algo válido. Eu guardo em saquinhos, coloco uns 5 por saquinho e aí fecho, e deixo minha coleção dentro de um armário, bem longe do sol. Não curto prateleiras pois fica tudo ao relento e fica mais fácil de se ter problemas. Mas pra mim, colocando dentro dos saquinhos e guardando no armário já está de bom tamanho. O máximo que faço é uma vez por ano passar um produto contra cupins no armário, e isso já basta.

  57. Mt bom esse artigo…
    Faço quase todas essas paradas..

  58. playersx

    eu tambem sou cheio de manias quanto a isso. nao consigo emprestar pra ninguem

  59. Leodh

    Artigo ótimo. Parabéns, Chunan!

  60. EvandroPimpo

    Desculpe-me pelo excesso de sinceridade, mas quando a Chunan vai voltar a postar algo realmente interessante? (Repito: desculpe-me pelo excesso de sinceridade.)

  61. Bem, sou colecionador de mangás desde a época de Cavaleiros do Zodiaco e Dragon Ball Z da Conrad, tive meus altos e baixos em relação à compras, e provavelmente é agora que estou comprando mais edições mensalmente.
    Minha coleção sempre ficou em um armário de madeira, nunca tive problemas com traças, provavelmente porque estou sempre manuseando eles, mas uma coisa que fiquei na duvida e quero saber se alguem já passou por isso são mangás mais antigos(da Conrad, principalmente) que na posição vertical pareceu prejudicar a cola das edições.
    Porque em um belo dia eu abri uma edição de Slam Dunk e acabei dividindo ela no meio, automaticamente deixei todos os mangás na horizontal, que nunca tive problemas. Gostei muito da materia e dos comentarios, vocês estão de parabens.

  62. Patrícia

    eu gosto de colecionar mesmo não tendo condições financeiras para isso ^^’
    rsrs

    se eu pudesse até deixaria em estantes e guardados nesses sacos plásticos, mas a falta de grana não deixa ~.~
    rsrs
    por sorte consegui um baú e ali deixo guardado/escondido minha coleção rs

    ñ tenho problema com priminhos chatos pq todos eles não são mais crianças, mas a minha preocupação maior são meus pais jogarem fora (como fizeram com a primeira edição da sakura quando foi publicado pela primeira vez), a minha mãe achou que era lixo pq estava “jogado” no sofá ou na minha cama (ñ lembro agora) rs

    mas mesmo ñ tendo tudo isso para conserva-los, até que todos estão em boas condições (ainda) rs

    • Patrícia

      ah! tbm ñ sou de emprestar meus mangas, as poucas vezes q eu emprestei, as paginas se soltavam ou eles “perdiam” e teve uma (q era bem fresca com os mangas dela) q tentou roubar os que eu tinha! mas ela não conseguiu rsrs

  63. Olá por favor me ajudem, eu queria saber como tirar a humidade dos meus mangás Dragon Ball Z da Conrad, tenho a coleção completa, mas eles estão com humidade demais que resolvi mudar o lugar da minha coleção para o armário, a capa deles chega a estar “enrugada” sabe? Por favor me ajudem amigos! Já coloquei aquele troço que tira a humidade deles, mas será q funfa mesmo? Me ajudem! Por favor vcs sao os unicos que podem me ajudar!

  64. miguelbell

    Nossa, ótima postagem, tava precisando de dicas deste tipo! Pó mesmo é com o que mais sofro, minha estante enche de pó muito, muito rápido, não sabia que era tão prejudicial assim pro papel, já tô até vendo aqui pra mudar minhas prateleiras de lugar ;;
    Eu também já passei por caso parecido com o seu, Dih.. Uma vez cheguei em casa e me deparei com a minha sobrinha colorindo um dos volumes de Guerreiras Mágicas de Rayearth fidojaosihdiaosjd quase tive um treco.
    E uma coisa que não empresto de jeito nenhum são meus mangás, nem livro empresto quem dirá os mangás.

  65. matheus

    Verdade, as pessoas pra quem você empresta nunca tem o mesmo cuidado T_T Gen-pés descalços vol 1 meu que o diga…emprestei e veio todo mofado -.-’

    Foto da minha coleção, eu ñ tenho todos os cuidados falados no post,mas cuido muito bem *¬* Quem ama,cuida² :P

  66. eu uso o Skoob pra organizar minha coleção. :}

  67. Marcos

    Não costumo fazer comentários aqui, mas sou grande fã do blog. Pois bem, acho um exagero lacrar os mangás, acho melhor guardar normal mesmo, porém, para compensar, guardo eles em uma estante com portas, não empresto e limpo bimestralmente. Tenho muito cuidado mesmo. Mas o fato de guardar em sacos incomoda pelo simples fato de mais trabalho de arrumar e sem falar na estética da estante. Nada mais bonito do que ver todos arrumados um do lado do outro. Coleciono mangás há 6 anos galera e nenhum deles amarelou. O meu objetivo com esse post é: da pra ter uma coleção conservada sem usar esses plásticos. Vlw e nada contra àqueles que usam. xD

  68. Ótimo post galera, não sou o único colecionador super protetor *-*

  69. BTW, eu tenho Mai, a Garota Sensitiva 1. Será que realmente vale alguma coisa? Eu venderia fácil! huahauahauhau

  70. RafaxD

    Não aconselho a loja Anime Pro, na ultima compra que fiz lá. vieram alguns mangás amassados, e sujos. Só liga HQ pra volumes avulsos e Comix pra lotes.

  71. Psi_Gemini

    conservar mangás brasileiros non ecziste, eles já vem estragados da editora e da gráfica mesmo lol

  72. David Danner

    Olá, estou utilizando aquele plástico para alimentos… aquele que chamam de filtro plástico… será que eles podem danificar o Mangá…

  73. Katsura

    Essa de não emprestar é totalmente compreensível.
    Tenho um amigo que abre os mangás e acha que ta abrindo um caderno de arame, quase dei uma porrada na cara dele quando ele abriu meu Ao no Exorcist 1.

  74. ÓTIMA MATÉRIA
    MUITO BOM SABER COMO CONSERVAR OS MANGÁS PARA TODO O SEMPRE
    SE CONSEVAR BEM, OS MANGÁS VIRAM VINHOS MESMO :)
    SENSACIONAL!!!

  75. ASHUHUASHASHUSAASHU
    E SEM ESSA DE EMPRESTAR Ñ GALERAEMPRESTAR MANGÁS É COMO EMPRESTAR O FAMOSO CARTÃO DE CRÉDITO OU ENTÃO EMPRESTAR A SUA ESCOVA DE DENTES
    SEM CAHNCER PARA ESSE PAPO DE EMPRESTAR
    QUEM QUISER QUE VÁ E COMPRE O SEU E ESTÁ TUDO CERTO

  76. Miguel

    HAHA,
    que legal este post no destaque.
    Foi procurando como conservar meus mangás que achei este site a um tempo. :)

    Realmente quando eu era menor, emprestei uns mangás pra um amigo ogro. MAS QUE RAIVA! Se fosse mais esperto jamais teria feito isto.

    Enfim, alguém sabe onde é melhor pra comprar online:
    Liga HQ ou Comix?
    Já comprei algumas vezes na Comix e não me arrependo. Alguém que já tenha comprado nos dois lugares sabe dizer onde é melhor?

  77. luiz felipe

    Vou pra Bienal terça,vou comprar tantos mangás

  78. Jully

    Não é so a Mara que reaproveita Pauta \o/, qual é o melhor papel filme ou esse saco plastico que vocês falaram?

  79. hahah ainda bem q nunca ninguém pediu os mues emprestados, eu nunca pedi, mas meu irmão pediu pra um amigo e eu acabei lendo, mas eu tomo mto cuidado mesmo, pq sei o quanto isso eh importante, não são gibizinhos q depois afgente recorta pra fazer trabalho de escola, são obras de arte poxa ~.~

  80. hahah e q símbolos legais q ficam do lado dos nossos nomes XD eles ficam marcados pra cada um???

  81. Hevers7X

    Comprei mangás pela JBC e veio junto com ele uma sacola cinza que veio lacrada, o que eu queria saber é se ela é ideal para armazenar o mangá. eu guardo eles dentro da embalagem e ponho na gaveta da mesa do meu PC que é bem espaçosa e é feita com madeira maciça, minha dúvida é sobre o amarelado que pode aparecer nas páginas, eu tenho uma bíblia aqui em casa com mais de 10 anos e a folha dela é mais fina que a de um mangá e ela já tomou muito sol e umidade e somente algumas páginas ficaram amarelas (mas foram bastante) queria saber se a pessoa conservando do jeito que expliquei no inicio do comentário, leva mais ou menos quanto tempo até que os sinais da “velhice” apareçam?

    Detalhes: Meu quarto vive fechado e a gaveta é limpa só entra sol no finalzinho da tarde e nos fins de semana (é quando eu abro a janela) eu leio mangás de vez em quando uma ou duas vez por semana, e iniciei uma coleção de Fairy Tail agora.

  82. mayra

    Oi, adorei o post! Mas uma pergunta, li em alguns lugares que é melhor embalar com PVC trasparente e em outros que é melhor com aqueles saquinhos, agora embalo com PVC e o saquinho (sou meio paranoica) estou fazendo certo? qual é melhor?

  83. Ótima matéria!
    Tenho uma pergunta: se eu identificar uma mangá com mofo ou bolor, há o risco de passar para outros, certo? Para impedir isso é só isolar ele em um saquinho… Mas como faço, se for possível, para evitar que ele acabe se deteriorando mais?

  84. Renderson

    Para encapar os meus eu não encontrei o plástico Polipropileno, então, como encontrei só o polietileno acabei usando dele, há 6 meses que eu os utilizo e nunca deu problema, alguém com mais tempo de rodagem com este plastico teve algum problema?

  85. Todo mundo fala que eu sou fresco com os meus mangás. Um amigo meu veio aqui em casa e resolveu ler um mangá meu. O mangá ficou todo amassado. E outra amiga minha pediu emprestado e devolveu o mangá todo acabado. Depois disso, eu nunca mais deixei alguém ler um mangá meu, quer dizer, só com muita supervisão u_u

  86. Muito obrigado pelas dicas, eu infelizmente tenho uma página quase “destacada” no meu D. Gray Man 1, mas pelo menos é um glossário. De resto minha coleção está intacta. Bem, eu gostei muito dos conselhos e vou pô-los em prática assim que possível. *—*

  87. Perrot

    Ótimas dicas! nossa como eu adoro esse site xD vou seguir algumas delas , como limpeza e talz, porque algumas como as das sacolas eu já sigo.
    Coleciono a um pouco mais de um ano, não tenho o suficiente ainda(ao meu ver) e a prateleira está acabando o espaço T-T em breve terei que comprar uma maior.
    Eis uma foto, a qualidade está ruim pq… nao tenho camera boa =DD uahuah

    E parabéns pelo post =P

  88. um site bom pra listar seus mangas é o myanimelist.net

  89. me ajuda muito to começado ainda Soul Eater total 9 RG veda total 6 quando tive evento aqui de venda de mangas vo ver si eu compro olhei wiki gostei do manga sao 4 ediçoes another

  90. Jhayne

    Eu tomo quase todos esses cuidados, apenas na limpeza eu não cumpro. Comprei os saquinhos e guardei cada mangá em um e por causa deles eu acabei nem limpando mais. Kkkkkk, só limpo a estante por que ela é preta e parece que a poeira destaca bastante nela. XD
    Achei engraçado quando disse que só empresta o mangá se a pessoa ler na sua casa. Eu sou assim também, kkkkk. Mesmo lendo na minha casa eu fico morrendo de raiva. A pessoa nunca abre o mangá direito e acaba deixando ele todo aberto depois. Fico com muita raiva disso. Sempre fico brigando com uma amiga e ensinando ela a abrir o mangá com amor e carinho, acabei conseguindo convencer ela a comprar os mangás só para não ter que ler os meus. Sou chata também! Tenho mais ciúmes deles do que do meu namorado, kkk.

  91. William

    Eu guardo os meus em saquinhos também, contudo estava dando uma olhada hoje nos mesmos e vi que os saquinhos onde estão meus mangás, estão todos enrugados. Alguém sabe me dizer o porque disto? Estou com medo disto estar afetando meus mangás.

  92. Walter

    Meus mangás estão com as páginas ressecadas, duras (não sei como explicar). Gostaria de saber se alguém sabe uma maneira de recuperá-los.

  93. Por falta de espaço guardo os meus mangás em pé (pois ouvi que era bom com livros a muito tempo atrás) dentro de uma caixa de isopor fechada. Isto vai prejudicar muito o estado deles?

  94. Luiza Soriano

    Olá!
    Gostaria de tirar uma dúvida… aqui diz que caso eu embale cada mangá em um saco de polipropileno, devo lacrá-los bem. Mas no site que vc indicou, ele diz que os mangás não devem ser lacrados, pois dificultaria a respiração do papel. Qual conselho devo seguir?

  95. Maria Fernanda

    Eu ainda não tenho quase mangá nenhum, só tenho Sakura e Yu Yu, eu já estava pensando em esconder da minha amiga pra ela não pedir emprestado, agora que vc mesmo disse que é melhor não emprestar esses, coitada da minha amiga, não vai nem mais ver fotos deles!kkkk

  96. lucas parolin

    Cata me ajudou muito ajudou muito

  97. Hhellen

    as folhas de um mangá meu do naruto cairam no primeiro dia que eu o peguei alguem de uma dica de oque eu devo fazer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s